Descobrindo o Recife Antigo.

O lugar mais charmoso e visitado de Recife é o bairro do Recife Antigo. É lá que está a parte mais antiga (e bem preservada) da cidade. Também é lá que se concentra o carnaval da cidade. A área não é residencial, pelo contrário, abriga centros comerciais e turísticos. Aos domingos tem uma feirinha de artesanato na principal rua.

Maaaas como se trata de um bairro o turista desavisado pode chegar lá e acabar perdendo de conhecer cantinhos interessantes que estão por todos os lados. Aí, a nativa aqui selecionou alguns para os viajantes.

Marco Zero.

É o ponto inicial da cidade, do Estado de tudo! É uma praça com o chão bem colorido e uma bela vista do mar e Parque das Esculturas e no lado oposto do casario do Antigo.

Dica: procure no chão o brasão que mostra o ponto inicial. É facinho de achar! 😉

Parque das Esculturas.

O Marco Zero, um dos pontos mais visitados do recife Antigo. Aqui com direito a raspa-raspa e tudo! =P Ao fundo está o Parque das Esculturas. Foto: marcusrg/Flickr

Tá no Marco Zero da cidade? Agora olha lá em direção ao mar e você consegue ver um paredão de rochas onde as ondas do mar quebram. Neste paredão está o Parque das Esculturas. Há um conjunto de esculturas e por aqui a brincadeira é associá-las à uma parte do corpo humano (masculino, mais especificamente). As obras do Parque têm a assinatura do mesmo Francisco Brennand sobre o qual falei da Oficina, lembra? (Se não lembra/sabe clique aqui). Se você quiser pode desfrutar da beleza olhando para o Parque lá do Marco Zero mesmo, mas você também pode ir lá no local e aí há 2 caminhos:

– pegar um barquinho no Marco Zero: leva 10 minutos, no máximo.

– pelo bairro de Boa Viagem chegar lá de carro. Mais uma vez, não há transporte público que chegue até esse ponto. Esse caminho é um pouco mais distante, mas se você estiver em Boa Viagem é a melhor opção.

Dica de amiga: cuidado com as ondas, elas costumam quebrar forte e podem te molhar um pouquinho.

Rua do Bom Jesus.

Pertinho do Marco Zero fica a Rua do Bom Jesus. A rua é um encanto com os prédios coloridos. Nela você encontra 2 atrações  que podem te agradar: a primeira sinagoga das américas e o antigo observatório astronômico da cidade. Mas destes eu falo aqui mais embaixo. O local tem alguns barzinhos legais para você sentar, comer algo e curtir o clima do lugar.

Dica: que tal seguir o trilho do bonde que passava nesta rua? Olhe para o chão e fácil, fácil você irá encontrá-lo.

Sinagoga Kahal Zur Israel.

Sinagoga? “Quéque isso?” Bem, gatinhos e gatinhas sinagoga é o templo onde judeus se reúnem para rezar. Esta é bem especial. Espie só o porquê:

“A ocupação holandesa no Recife trouxe grande número de judeus portugueses de Amsterdã. Com eles, inúmeros cristãos-novos e descendentes que já viviam no Recife retornaram ao judaísmo, formando algumas congregações. Entre elas, a Kahal Zur Israel, Primeira Sinagoga das Américas.

Em dezembro de 2001, o prédio original reconstituído foi aberto ao público, sendo hoje um dos mais importantes sítios turísticos da região. A edificação é a parte visível do que foi uma comunidade que atingiu 50% do total de habitantes de origem européia da época, deixando marcos da sua presença em muitos lugares.”

O lugar é bem bonito e preservado, se você nunca entrou numa Sinagoga essa é a chance e será em grande estilo.

Informações práticas: http://www.arquivojudaicope.org.br/

Visitação

Terça à sexta-feira, das 9h às 17h

Domingo, das 14h às 18h

Rua da Moeda.

A rua tem bares super aconchegantes, alguns com música ao vivo e sempre rola algo por lá. Nesta rua há uma estátua em homenagem à Chico Science bem bonita. Não é difícil encontrar um maracatu nos fins de semana pelas redondezas, só siga o ritmo que você vai encontrar fácil o lugar. Atenção ao horário de visitação da rua, não é muito legal deixar para ir lá tarde da noite, dê preferência ao período da tarde. Pertinho dali você encontra o Paço Alfândega.


Paço Alfândega

Hoje o local é um shopping, mas antes foi um monte de coisas, sendo a mais lembrada dela o fato de ter sido o Porto de Recife na época que a cidade tinha o porto mais movimentado das Américas. Do último andar é possível ter uma vista ótima da cidade e suas pontes. Nas últimas vezes que lá estive estava fechado, mas procure se informar se o terraço está aberto para visitação e suba, vale a pena.

No chão do local é possível ver uma espécie de mandala imensa, de Francisco Brennand, artista plástico pernambucano. Se você gosta de uma bela vista o lugar é uma boa.

Igreja Madre Deus

A igreja foi construída em 1720 e é apenas um dos exemplares da arquitetura secular. Seguinte: Recife e Olinda têm um zilhão de igrejas, falei desta aqui porque ela é bem bonitona, tá super pertinho do Paço Alfândega, mas sinta-se a vontade para escolher qualquer outra e dar uma entrada e ver os detalhes delas.

Torre Malacoff

A Torre foi construída entre 1835 e 1855 e  já foi o Observatório Astronômico da Cidade. Tem uma arquitetura bem diferente, li em algum lugar que é estilo tunisiano, seja lá o que isso for!

Fato é: difere do resto dos prédios do Recife Antigo e sempre tem exposição por lá e, claro, outra bela vista do casario na parte de cima, de onde as pessoas estudavam as estrelas séculos atrás.

Visitação

Terça a sexta-feiras, das 10h às 20h.

Sábados e domingos, das 14h às 19h.

Se animou? Chegue mais, então! O Recife Antigo te espera.

Boa viagem!

Anúncios

4 Respostas para “Descobrindo o Recife Antigo.

  1. Pingback: Os símbolos das cidades. | naViagemcomCamila·

  2. Pingback: Artesanato de Pernambuco – Unidade Recife. | naViagemcomCamila·

  3. Pingback: Museu do Mamulengo – Espaço Tiridá | naViagemcomCamila·

  4. Pingback: Roteiro de carro pelo Nordeste. | naViagemcomCamila·

Que tal deixar sua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s