Estreando a Série Pontes de Recife: a Ponte Velha!

A Veneza Brasileira tem um sem fim de pontes. Acho que deveria haver um “tour pontes” pela cidade, mas atualmente o que podemos ter é o passeio de catamarã passando por debaixo delas (já falei sobre esse passeio aqui). Não que eu ache o passeio ruim, muito pelo contrário, mas que valeria a pena passar por cima das pontes para vê-las sob outros ângulos, ah valeria!

Algumas tem histórias inusitadas, como a famosa ponte do boi voador, já outras são só beleza (e que beleza!). Seja lá como for, acho as pontes recifenses uma marca registrada da cidade que merece ser melhor conhecida. E como muitas pontes estão em regiões não tão visitadas pelos turistas, inicio um passeio “virtual” pelas pontes no meu humilde blog. Vamos nessa?

A ponte de hoje é a Ponte 6 de Março. Olha só, viajante, que lindeza sem fim:

A Ponte Velha é um charme. Tem como não apaixonar? Foto: naViagemcomCamila.

Escolhi essa para ser a primeira porque é a minha favorita! Ela é a ponte mais bela de toda a cidade, na minha opinião, e só divide o lugar no meu coração com uma outra ponte que depois revelo qual é. Vale lembrar que, pelas minhas pesquisas, Recife tem algo em torno de 45 pontes. Então ela tem que ser especial para ganhar de mais 45 concorrentes, né? Kakakaka.

Um dos ‘detalhes’ que mais gosto na ponte: os lampiões!!! Amo de paixão! Foto: naViagemcomCamila.

Pesquisas me disseram que esta ponte foi construída no lugar de uma mais antiga de madeira, feita pelos holandeses quando aqui estiveram, datando de 1643. A ponte que foi construída no local da antiga é de 1921 e tem um nome de batismo: Ponte 6 de Março em homenagem à Revolução Pernambucana de 1817. Mas por aqui é chamada por outro nome, provavelmente em alusão à rua na qual ela desemboca, a Rua Velha. Seja lá como for o nome que pegou é “Ponte Velha”. Lá já foi instalada uma placa dizendo “ponte nova”, mas não tem jeito, recifense que se preze só chama de Ponte Velha!

A ponte atualmente está pintada toda em tons de branco e rosa e tem uma iluminação linda, com lampiões em postes de ferro e as grades em formato que lembra pequenos galhos se entrelaçando com uma estrela no meio. A ponte é grande e para mim pontes representam algo forte, robusto, sólido e seguro, mas acho que essa em especial tem uma delicadeza que chega a ser covardia. Dá vontade de levar a ponte para casa e colocar em exposição na sala, gente!

O rio admira a ponte… Foto: naViagemcomCamila.

A vista do rio da ponte. Foto: naViagemcomCamila.

Deu para entender porque eu amo essa ponte? Atire a primeira pedra quem também não achou ela linda!

Minha nota: 10!

Localização: bairro da Boa Vista, ela faz a ligação da Casa da Cultura com a Rua Velha.

A ponte fica num local estratégico e que teria tudo para ser um super ponto turístico, haja vista o belíssimo casario que fica na sua ponta, pertinho da Rua Velha. Mas embora a ponte tenha passado por restaurações e esteja lindona, os prédios antigos ao redor estão em ruínas praticamente. Uma pena!

Dica de amiga: aproveita a ida à ponte e dá uma passada na casa da Cultura, um centro de artesanato que fica onde era aantiga cadeia pública. O lugar é bem interessante!

Fontes: http://www.onordeste.com/onordeste/enciclopediaNordeste/index.php?titulo=Ponte+Santa+Isabel,+Recife+&ltr=p&id_perso=2189

http://popularnetrecife.vilabol.uol.com.br/pontesdorecife.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_6_de_Mar%C3%A7o

E aí, gostou da ponte?! Logo logo volto com mais uma pra “tu”! 😉

Anúncios

6 Respostas para “Estreando a Série Pontes de Recife: a Ponte Velha!

  1. Muito interessante Camila. Sou recifense e estudando história, para concursos, me bateu uma vontade de conhecer mais afundo nossas pontes. Infelizmente poucos se interessam e sabem sobre a história das pontes que circundam nossa cidade. Ótimo blog. Parabéns

    • Carlos,

      Compartilho contigo do mesmíssimo sentimento sobre o desinteresse das pessoas por algo que é marcante em Recife! Que bom que o blog pode te ajudar um pouco a se informar sobre nossa história.

      Obrigada pela visita e pelo feedback. 🙂

  2. Pingback: Ponte Maurício de Nassau. | naViagemcomCamila·

  3. Pingback: Hoje na série Pontes do Recife: Ponte Giratória. | naViagemcomCamila·

  4. Pingback: Ponte da Boa Vista. | naViagemcomCamila·

  5. Pingback: …Enquanto isso na série Pontes do Recife: Ponte Duarte Coelho. | naViagemcomCamila·

Que tal deixar sua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s