São João chegou! As grandes festas das capitais do forró.

Costumo dizer que há ciclos festivos aqui em Pernambuco. Temos o ciclo do carnaval, com seus ritmos frenéticos: é caboclinho, ciranda, frevo, maracatu… Há o ciclo junino, que tem muitas comidas típicas e o forró. Há ainda o ciclo natalino, esse menos festejado conforme a tradição hoje em dia, com seu pastoril. Adoro um pastoril e pra quem não conhece qualquer dia desses explico aqui.

Estamos em pleno ciclo junino e a economia se movimenta, é feriado, as cidades mudam. Quem não é daqui nem tem noção da dimensão que o São João tem pra nós. Não são só as festas de Caruaru e Campina Grande que concorrem pelo melhor/maior São João do mundo. Entram em cena também a gastronomia, a moda (sim, essa é uma das épocas que os nordestinos mais compram roupas e não são necessariamente roupas de matuto), as bandas de forró pé-de-serra e de forró estilizado. É realmente um período bem marcante pra nós, nordestinos.

Arte do Brasil Curta Pernambuco. Luis Lua embalando as canções dos festejos juninos!

Se você pensa em vir pro Nordeste no São João se prepare para muitas festas, comida, fogueira… Há festas de estilos bem diferentes e certamente haverá uma que é do seu agrado. Duvida? Vem “timbora” que vou mostrar!

Como ficou muito grande vou dividir em posts diferentes ao longo da semana, ok? Cada dia um post sobre uma diferente forma de festejar os santos mais queridinhos do nordeste: Santo Antônio, São João e São Pedro.

Caruaru e Campina Grandre

São as festas mais comerciais. Ambas as cidades disputam o título do melhor/maior São João. Apesar de serem festas grandes, com patrocinadores grandes também, cada uma investe em pontos diferentes. As duas cidades tem festas imensas, vou tentar aqui mostrar, em linhas gerais, o que cada cidade tem a oferecer.

Caruaru tem o Pátio do Forró que é o ponto de encontro das pessoas, com shows todas as noites com artistas famosos. Há cidade cenográfica dentro do Pátio, mas lá costuma aglomerar muita gente, é festa de rua mesmo. Se você não é tão jovenzinho assim e  prima pelo conforto pode não encontrar um lugar bacana no Pátio em si, mas na área da estação ferroviária, onde ficam restaurantes com uma infraestrutura maior. Há ainda o Alto do Moura, onde Vitalino vivia e produzia seus bonecos de barro. É possível visitar a casa de Vitalino que virou uma espécie de museu. Lá a galera jovem costuma ir passar o dia, para à noite se encontrar no Pátio. Há festas fechadas também e as famosas Drilhas. Elas são quadrilhas estilizadas e temáticas e saem com trios elétricos no período da tarde.

Campina Grande tem o Pátio do Povo. A idéia é semelhante à do Pátio do Forró com a diferença que há o que eles chamam de palhoças que tocam forró pé de serra (também há algo parecido em Caruaru, mas em Campina creio que elas funcionam melhor). Ainda nesta área ficam os restaurantes, as barraquinhas com brincadeiras, etc… Não posso falar muito de Campina porque estive lá uma única vez, mas se você é de lá ou esteve recentemente conte-me tudo nos comentários lá embaixo que atualizo aqui. 😉

Vídeos instiucionais das festas nas cidades:

Campina Grande:

Caruaru:

Para mais informações sobre as festas de cada cidade:

Caruaru: http://www.caruaru.com.br/

Campina Grande: http://saojoaodecampina.com.br/

Cenas dos próximos rala-buchos:

O São João nas cidades de interior.

Patos, a modinha de São João.

Anúncios

2 Respostas para “São João chegou! As grandes festas das capitais do forró.

  1. Pingback: A nova modinha de São João: Patos! | naViagemcomCamila·

  2. Pingback: São João de Arcoverde | naViagemcomCamila·

Que tal deixar sua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s