Ponte da Boa Vista.

Eba, hoje é dia da série Pontes do Recife! Dando sequência à série, temos uma ponte linda de morrer, cheia de personalidade e muito inxirida*. Duvida? Vem comigo no “tour virtual” pelas pontes da minha cidade, então!

Hoje falarei daaaaa: Ponte da Boa Vista!

Aqui ela está em preto e branco, mas logo à frente você vai ver ela se transformar! Foto: ex-vermelho1.blogspot.com

Quando mudei para Recife lembro que conheci essa ponte e me apaixonei por ela. A danada é muito diferente e sempre a pintam com cores bem vivas, de forma que é quase impossível que ela passe desapercebida do seu olhar no meio da muvuca do centro da cidade. Sabe quando você para e pensa: “o que raios é isso no meio desse lugar?”? É mais ou menos assim. Num lugar improvável há algo de muito inusitado – uma ponte de ferro antiga, bem clássica, toda colorida!

A ponte é toda feita em ferro e teria tudo para ser uma ponte sóbria e séria, afinal é uma ponte de ferro. Mas o seu colorido faz dela uma espécie de alegria pros olhos. Ela mais parece uma caixa por onde os carros passam com seu entrelaçado de ferros fazendo losangos.

Aqui a pintura ainda estava mais comportada, hoje em dia ela é um colorido só!

O interessante é que nunca vi uma ponte assim em lugar algum: ela tem essa tramela que forma losangos e divide uma área central, onde os carros passam, da área periférica, onde as pessoas circulam. Nas laterais tem esses losangos e na parte superior tem uns arcos. A graça maior é passar de carro pela parte central da ponte, é quase que um tubo colorido.

Olhem só o tubo colorido. Foto: ideiasembalsamadas.blogspot.com

Detalhe das colunas que ficam ao longo da ponte. Foto: flickr.com

Nas extremidades há inscrições, creio eu que é meio que para relembrar que essa é uma ponte alegre, mas uma senhora velhinha muito respeitável e que tem história no currículo. As inscrições fazem alusão à datas e eventos importantes para o Estado e a cidade.

Essa foi a segunda ponte construída no Recife, em 1643. A construção original foi substituída em 1737 por outra ponte, que ficava mais ao norte. Depois vem outra ponte em 1815 e essa foi famosa e muuuito falada. Reparem só:

” Os bancos da ponte da Boa Vista ficaram famosos na cidade. Segundo Pereira da Costa, durante o dia eram ocupados por mendigos e à tardinha eram disputados pelos faladores da vida alheia, quando enterravam-se os vivos e desenterravam-se os mortos. Surgiu, inclusive,  um periódico intitulado A Ponte da Boa Vista, cujo primeiro número circulou no dia 11 de junho de 1835, trazendo abaixo do título uma alusão aos apreciados e decantados bancos. Segundo Luis do Nascimento, A Ponte da Boa Vista publicou mais sete edições, em 1835, e mais seis no ano de 1836, todas anunciadas pelo jornal Diario de Pernambuco. “

Fonte: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=625&Itemid=195

Finalmente em 1874 ela começa a ser reconstruída para em 1876 ficar com essa carinha que vemos hoje e ser inaugurada.  A de hoje tem estrutura toda metálica fabricada na  Inglaterra! De todas as 8 pontes que se encontram no centro da cidade essa é a ponte mais diferente e original.

Reparem só como a danada é linda:

Foto: olhares.sapo.pt

Essa ponte tem personalidade. Para mim é uma senhora ponte, segura de si, tão segura, que se permite colorir por inteira! A ponte é exibida, quase que uma ponte traveco mesmo. Tem a força do arquétipo masculino e a alegria do feminino. É um senhor fortão que não tem vergonha de ser espalhafatoso como um traveco.

Minha nota: 10! Nem preciso falar que essa juntamente com a Ponte Velha são as minhas pontes “xodó” na cidade, né?

Localização: essa pote fica pertinho, ao lado, na verdade, da Ponte Velha.

Se você é novo por aqui e não acompanha a série ou ficou curioso para ver as outras, clique nos links abaixo para ver as pontes que já passaram por aqui. 😉

Ponte Velha

Ponte Giratória

Ponte do Boi Voador

*Inxirida, aqui pelas minhas bandas, é um adjetivo que significa exibido, que me mostra. Sinônimo: amostrado. Ex.: Fulana é muito inxirida. Outro significado seria intrometido, que dá opiniões quando não solicitado. Ex.: Menina, deixe de ser inxirida e não se meta onde não é chamada.

Anúncios

Que tal deixar sua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s