Quer viagem 2 em 1? Então faz um Stopover, meu bem!

Foto: bootsnall.com

Sempre achei essa coisa de conexões um troço muito do chato pro viajante. Mas aí eis que descubro uma técnica excelente pra fazer quem antes odiava uma conexão não só querê-la como amá-la! O nome do bicho que faz as conexões/escalas serem maravilhosas é: Stopover.

Sou matuta que nem conhecia esse babado aí, mas havia ouvido esse ‘galo’ cantar em algum site anteriomente e este fim de semana, numa conversa com amigos que fizeram o Stopover, tive mais informações sobre esse danado e achei sensacional. É tipo viajar 2 em 1!

O Stopover é uma facilidade oferecida por cias aéreas para que o passageiro possa descer nas conexões/escalas antes do seu destino final, seria uma espécie de conexão voluntária. Há companhias aéreas que cobram uma taxa para que você possa desembarcar em uma das suas conexões, outras oferecem o serviço grátis. Então imagina só: você está de malas prontas para Paris, por exemplo, e antes da uma descida na sua conexão: Nova Iorque. Chique no último, hein?!

Faz todo o sentido: você vai ter de fazer conexão de qualquer forma, então paga uma taxa (ou não paga nada, o que é melhor ainda) e pelo preço de 1 passagem viaja para 2 lugares diferentes. Sem contar com a comodidade de não ter de enfrentar viagens tão longas em que você fica horas e horas trancafiado num avião.

Foto: webjet.com.au

Dei uma pesquisada e creio que esse tipo de comodidade é mais oferecida por cias estrangeiras, infelizmente. Vi relatos de pessoas que voaram Avianca, LAN e Emirates nas duas possibilidades: stopover pago ou gratuito. Bem que as cias brasileiras podiam fazer isso, né? O mais próximo que achei disso no Brasil é um serviço oferecido pela TAM, o Giro TAM. Nele você escolhe 3 ou 4 (esse pedaço não ficou muito claro para mim) destinos que estejam na mesma rota e desce em todos eles. De qualquer forma é um serviço específico, que lembra o Stopover, mas com ele não se confunde.

Para esclarecer mais alguns pontos:

  1. Posso escolher qual será a minha conexão? Não. As conexões/escalas são previamente estipuladas pela cia. Você pode escolher só se vai descer ou não.
  2. Posso escolher na hora em que vou voar? Não. É preciso verificar a possibilidade na hora da compra com a sua cia e agendar previamente.
  3. Como saber quando é de graça e quando é pago? Normalmente na descrição da tarifa você encontra esta informação. De qualquer forma verifique sempre antes de fechar a compra para não ter desagradáveis surpresas depois.
  4. Até quanto tempo é possível ficar no destino intermediário? Varia, mas pelo que li 30 dias é o tempo máximo de stopover.
  5. Poucas pessoas lembram de verificar se o país de destino intermediário precisa de visto, se o passaporte está ok, enfim…É preciso se ligar nas exigências tanto do país destino final, quanto do intermediário.

Foto: travellingboard.net

Agora é só ir à caça das passagens com Stopover.

Boa viagem!

 

Anúncios

5 Respostas para “Quer viagem 2 em 1? Então faz um Stopover, meu bem!

    • Né?! Eu soube dessa possibilidade há pouco tempo e achei super válido. Já que vai fazer conexão e quase sempre a passagem aérea representa um bom gasto numa viagem, para na conexão e curte uns dias no lugar. =)
      Obrigada pela visita!

    • Oi, Mateus!
      Boa pergunta… Não sei dizer porque peguei informações com a pessoa que fez, mas esqueci de perguntar isso. =(
      Mas creio que dá pra fazer online sim. Eles devem mostrar essa possibilidade no momento da compra online. Imagina se toda pessoa que quisesse fazer essa operação tivesse que ir no balcão da cia? Ia ser um Deus nos acuda.
      Beijo, beijo.

      • Oi camila!
        É mesmo. Eu fui saber dessa possibilidade recentemente, através de amigos, que por sinal voaram de TAP. Com certeza na próxima viagem ao exterior darei preferencia por empresas que ofereçam isso.
        Valeu pela dica
        Abraçø

Que tal deixar sua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s