Nunca se hospedou em um Albergue? Dicas para você se dar bem.

É comum pessoas que nunca se hospedaram em albergue fazerem aquela cara feia quando você fala que vai pra um. Parece que albergue é coisa de jovem pobre e de coitadinhos que não podem ficar em hotel, né? E tem ainda os que acham que albergue é coisa de mochileiro ou rebelde sem causa.

Você também acha isso?

Pois vamos desmistificar! Hoje, na categoria Mitos de Viagens, O tal do albergue!

Um típico quarto de albergue: beliches e mais beliches. Só faltou os armários. Foto: vastateparksstaff/Flickr

O albergue é um tipo de acomodação para quem viaja que oferece o essencial: cama para dormir, banheiro e só! Em alguns há cozinhas para os que quiserem cozinhar algo, salas de convivência com TV, jogos, computadores e internet… Há variações, claro. Tem albergue que oferece praticamente as mesmas coisas que hotéis, mas no geral é isso aí.

Geralmente não tem serviço de quarto, então você que tem de fazer sua cama, você tem de guardar suas coisas num armário com cadeado etc e tal. É tipo casa de um conhecido da sua mãe, sabe? Você vai, mas sem mordomias, sem quarto só pra você e tem que fazer sua comida. A parte mais chata é dividir quarto e banheiro com pessoas que você nunca viu (principalmente se estas pessoas forem sem noção!) e não poder deixar suas coisas esparramadas pelo quarto.

Entretanto o albergue pode ser uma excelente opção para quem viaja sozinho e para os que querem economizar uma grana. Além do mais, eles costumam ter boas localizações a preços mais acessíveis que os tradicionais hotéis.

Nunca foi pra um albergue e tá com medo de levar gato por lebre?! Tenho umas dicas pra te dar!

1. Faça sua carteirinha de alberguista. Isso pode te dar descontos em alguns albergues afiliados.

Tem uma rede de albergues afiliados que você pode se associar e conseguir descontos ainda maiores na hospedagem. Como vantagem também tem o fato de que estes albergues tem classificação de ‘bom’, ‘muito bom’, ‘razoável’… Ou seja, é um parâmetro na hora de escolher.

Foto: cmlem92m1.blogspot.com

2. Verifique se o dormitório é misto ou só de meninos ou só de meninas.

Aí vai do seu gosto. Tem gente que não se importa em dormir com pessoas do sexo oposto (estes quartos costumam ser mais baratos), outros já preferem ficar no clube da luluzinha ou do bolinha.

3. Banheiro privativo ou compartilhado

Alguns albergues tem banheiros exclusivos para o quarto, outros fazem mega banheiros por andar, depende muito. Já fiquei em albergue em Floripa que era um banheiro por andar. Já em Salvador fiquei num quarto para 4 pessoas com um banheiro dentro do quarto para nós. Confira como é o banheiro do seu para não ter desagradáveis surpresas depois.

4. Café da manhã incluso?

Confira se o café da manhã está incluso no pacote. Em alguns lugares não há café da manhã, mas neste caso, geralmente tem uma cozinha bem equipada à sua disposição. É só comprar as coisas pra fazer seu próprio desjejum (tô falando chique! Kakakakkaka).

5. Toalhas e lençóis dentro do pacote ou você paga por fora.

Tem albergue que te dá uma toalha e se você quiser trocar tem que pagar um valor por fora. Outros nem dão toalha, cada um que leve a sua. É bom ficar ligado nisso.

Cadeado é item essencial da mala de alberguista. Foto: namiradoleitor.blogspot.com

6. Nunca esqueça de seu amigo cadeado!

Em albergue não tem jeito: eles até te dão o armário, mas o cadeado para fechar é por sua conta, fio.

7. Sempre leve chinelos, não importa para onde vai.

Quando a gente vai pra hotel, dependendo do lugar, esquece de levar chinelos, né? Com albergue nunca se esqueça. sabe aquele de borracha? É o ideal para você poder tomar banho com ele e circular pelas áreas comuns do lugar.

E você, gosta de se hospedar em albergues? Conta pra mim nos comentários ali embaixo, ok?

Até a próxima!

Anúncios

11 Respostas para “Nunca se hospedou em um Albergue? Dicas para você se dar bem.

  1. Parabéns pela matéria! Ajuda muito mesmo! já fiquei em alguns albergues muito bons, um deles foi em Londres. Ouvi falar um monte de coisas ruins a respeito, mas resolvi me arriscar e não me arrependi, encontrei um que os donos eram brasileiros, o casa mirian, tive muita sorte!!!Foi uma viagem incrível e economizei bastante, deu até para fazer umas compras extras!!

    • Oi, Diógenes!

      Olha, depende muito de cada albergue. Há entidades como a Hostelling International que dão selos aos albergues e fazem categorias, mas cada albergue é uma unidade independente com suas regras e políticas.
      Os que eu estive (3 albergues em 3 estados diferentes: BA, RS e SC) eram bem limpinhos.
      Aconselho você procurar informações do que você pretende se hospedar na net, telefone, e-mail…

  2. Ótimo post mesmo, vai ajudar muito quem nunca se hospedou. sempre segui esses passos e nunca teve erro. Uma vez me hospedei um um hostel em londres o casa mirian london (super recomendo!), e para minha surpresa eles forneciam até as toalhas, super limpas por sinal. Café da manha também era incluso, acho que todos os albergues deveriam ter o café. Outra dica que deixo é sempre pedir recomendações de quem já se hospedou no albergue de seu interesse, procure em fóruns por exemplo.

    • Anne,
      Que bom que as dicas foram válidas! Concordo contigo: pegar informações com quem já teve o serviço sempre é bom.
      O ruim de albergues é que muitas vezes cada um tem sua própria política então tem de ficar de olho nos detalhes como:
      – toalhas são inclusas ou tem de levar a sua?
      – café da manhã é pago ou fora? tem café da manhã?
      – banheiro é no quarto ou no corredor?
      São muitas variantes que a pessoa tem de estar ligada. Mas quando você se acostuma com o mundo dos albergues fica mais simples e é uma ótima forma de economizar e fazer novas amizades, né?
      Valeu! 😉

Que tal deixar sua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s