Penedo, a jóia do velho Chico.

Lá estou eu viajando à trabalho para Aracaju quando me animo com uma notícia: vamos cruzar o Rio São Francisco de balsa. Ebaaaa!

Eu já havia feito esse passeio antes na infância com meus pais, mas não lembrava como era. Quando estou eu cruzando o Velho Chico na balsa em Santana do São Francisco achando que a graça era cruzar o rio de barquinho eis que do outro lado me aguardava… Penedo!

Do outro lado do São Francisco lá estava Penedo! Foto: Alex Uchôa.

Eu lá me lembrava como era Penedo! Tinha ido lá com uns 10, 11 anos. Gente, que grata surpresa! A cidade é LIN-DA! Demos umas voltas e vimos tudo de dentro do carro, mas achei tão graciosa e charmosa que fiquei com vontade de voltar lá e curtir mais daquilo!

Passamos cerca de 15 minutos na cidade, mas foi o suficiente para incluí-la na categoria: As que estão por vir…

Penedo virou meu mais novo sonho de consumo! Que inclusive espero muito em breve realizar, ao que tudo indica num desses feriadões que teremos ainda esse semestre. Aí fui atrás de informações da cidade.

A cidade

Esta cidade super charmosa fica a 162 km de Maceió e uns 400 Km de Recife. Penedo surgiu em 1536 e li em algum lugar (que não me lembro mais onde) que foi o mais antigo povoado do Rio São Francisco. Naquela época não tinha o nome de hoje, se chamava São Francisco, e foi fundada por Duarte Coelho, o donatário da Capitania de Pernambuco.

Acreditam que passei nessa praça e tinha uns rapazinhos que iam tocar na banda marcial se aprontando? Eles ainda fizeram uma apresentação VIP pra nós! Foto: Alex Uchôa.

Pra quem faltou na aula de História e tá sem entender (afinal Penedo fica em Alagoas) antes este Estado não existia e tudo era Pernambuco. Com o tempo, devido aos movimentos separatistas da Capitania, foram sendo retirados territórios que mais tarde formariam novos Estados.

Aliás deixa avisar logo que nas minhas pesquisas descobri que existem 2 Penedos: uma no RJ e outra em AL. (Vivendo e aprendendo, né?) A que estamos falando aqui no post fica no Nordeste, viu povo?

A Igreja Nossa Senhora da Corrente e o Chico ao fundo. Que beloooo! Foto: Alex Uchôa.

O centro histórico tem prédios dos séculos XVII e XVIII com aquele estilo barroco que eu adoooro! Tem umas praças lindas, algumas igrejas e tudo isso tendo como “a cereja no topo do sorvete” o Rio São Francisco para enfeitar ainda mais a paisagem. É simplesmente espetacular!

No dia que lá passamos rapidinho de carro ia ter uma festa, que depois descobrimos ser o feriado pela independência de AL de PE. Tinha pessoas nas ruas, bandas marciais se preparando para a apresentação. Tudo naquele clima gosto de cidade do interior: com festas, todos na praça vestidos nas suas melhores roupas, banda marcial, desfile…

O que fazer por lá?

Só dar uma volta, como fizemos, já é bem legal. Mas aí pesquisei as coisas que podemos ver na cidade. Parece que há uma mistura de pontos históricos (como museus, igrejas…) com turismo de aventura, sol e muuuita água (doce e salgada, já que estamos pertinho do mar).

  • Passeios no rio São Francisco.

Tem uns bem legais. Pelo que vi há apenas uma empresa que faz os tours seja de buggy, barco,lancha, trilhas… é a http://www.faroldafozecoturismo.com/.

Os passeios custam de R$ 30 até R$ 70 reais por pessoa.

  • Igreja Nossa Sra dos Anjos e Convento que fica ao lado dela (não sei o nome do convento. :).
  • Theatro 7 de setembro.
  • Paço Imperial.
  • Mirante da Rocheira.

A Iregajde Sta Maria dos Anjos é linda por fora. Vi umas outras fotos do Alex Uchôa dela por dentro e é tão linda quanto! Foto: Alex Uchôa.

Onde ficar?

Pelo que andei pesquisando não há muitas opções, pessoal. Olhei no booking e ele sempre confunde o local com a Penedo fluminense, então fica complicado saber quais são os hotéis e pousadas em Penedo ALAGOAS. Pelo que consegui visualizar no meu passeio de 10 minutos dentro de um carro + ‘googleadas’ tem uns 3 locais:

– Hotel São Francisco (bem no centro da cidade).

– Pousada Colonial (também no centro liiinda num prédio antigo, a coisa marrlida que já vi).

– Pousada O Lançador (pelas fotos tudo é bem novinho, mas fica fora do centro histórico, numa avenida meio comercial).

Tem como não amar essa paisagem? Foto: Alex Uchôa.

Para mais cliques desse destino entra aqui em: fotos Penedo-AL. 😉

E aí, se gradaram de Penedo? Eu já comprei a ideia de conhecer melhor essa cidadezinha bela às margens do Seu Chico.

Se você já foi lá deixa suas dicas aí embaixo, pleeease!

Beijos, viajantes!

6 Respostas para “Penedo, a jóia do velho Chico.

  1. Pingback: Penedo e os Caminhos do Imperador | Mando um postal·

  2. Pingback: Piranhas dos cânions e cangaço. | naViagemcomCamila·

  3. Pingback: Piaçabuçu e o passeio à Foz do Rio São Francisco. | naViagemcomCamila·

  4. Pingback: Penedo e os Caminhos do Imperador | naViagemcomCamila·

Que tal deixar sua opinião?

