Mala extraviou ou foi furtada? Tá aqui o que fazer!

Malas extraviadas ou furtadas é um problemão na vida do ser humano, né não? Outro dia fiquei pensando sobre o que fazer nestes casos e fui atrás de algumas informações.

É quase uma sessão utilidade pública no blog. kakakakak Vamo simbora às dicas.

1. Avise à empresa.

Primeiro é preciso fazer uma reclamação formal no balcão da cia aérea ou de ônibus (não lembrou que tem gente que ainda viaja de bus, né fofinho? Pois tem!). Mostre o comprovante de despacho de bagagem para comprovar que suas malas foram despachadas, mas que elas não estão com você no destino final.

Atenção: não deixe para fazer contato com a empresa depois. O ideal é ir direto ao balcão assim que der pela falta da bagagem, ainda no aeroporto ou rodoviária.

2. Peça algum documento que comprove que você avisou.

Se sua viagem vai ser de avião e a empresa aérea for brasileira (se for internacional e sua mala for extraviada/furtada na ida as regras que valem são as do lugar de desembarque, aí boa sorte!) você deve preencher um tal de Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB). Peça para protocolarem sua reclamação.

3. Até quando eles podem me enrolar?

A empresa tem 30 dias para devolver a bagagem em vôos nacionais. Isso mesmo: trintão, uma eternidade para quem está sem malas, mas fazer o quê? Se não for feito, pode haver indenização. Para viagens internacionais a coisa fica um pouco melhor: são 21 dias.

4. O que acontece depois?

Eles podem devolver ou ressarcir o passageiro. Em qualquer caso, se você não está satisfeito com a solução que te foi apresentada entre em contato com a Anac que vai ver se houve culpa da empresa. Mas a Anac só vai punir a empresa, ela não vai te dar nada. Se você quer alguma indenização tem de procurar o PROCON ou outra entidade que auxilia o consumidor, fechado?

Mais uma “diquinha”:

Se você vai levar equipamentos de valor na mala tira fotos antes de fechar e após a abertura da mala. Esta precaução comprova os pertences que iam na mala em caso de extravio. Não resolve todos os seus problemas, mas é uma espécie de auxílio. Lembrando que pode, não sei se vai, te ajudar.

De qualquer forma nunca esqueça a regrinha de ouro da mala: tudo que tiver valor deve ir junto com você, na sua mala de mão ao alcance de seus olhos.

.

.

O danado é lembrar disso tudo na hora que você descobre que sua bela malinha não está lá à sua espera, né? Deve dar logo um desespero! O melhor é desejar sorte para que isso nunca aconteça, então…

Boa sorte!

Anúncios

Uma resposta para “Mala extraviou ou foi furtada? Tá aqui o que fazer!

  1. Pingback: … Enquanto isso na série Direitos do Turista…. Transporte Rodoviário. | naViagemcomCamila·

Que tal deixar sua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s