Artesanato de Pernambuco – Unidade Recife.

Amigos, Recife acaba de ganhar mais um cantinho reservado aos turistas. Tenho muitas críticas à forma como o turismo é explorado (ou melhor: não explorado) em minha cidade, mas finalmente veio uma bola dentro.

Lá no Recife Antigo, coladinho com o Marco Zero da cidade (sobre o qual já falamos aqui: Descobrindo o Recife Antigo), um dos antigos armazéns do porto da cidade foi reformado e está abrigando o “Artesanato de Pernambuco Unidade Recife” ou Cape. É um centro cultural que tem uma bela vista para o Parque das Esculturas e para o mar. Ele é a primeira obra de um mega projeto que pretende revitalizar os antigos armazéns do porto que estavam abandonados.

A arte perpetuada por Vitalino também está presente no Cape. Foto: Governo de Pernambuco/Divulgação.

O local tem lojas com peças de artesanato. São cerca de 16 mil peças de artesãos de todo o Estado separadas em setores diferentes: mestres, têxtil, trabalhos manuais, brinquedos populares, souvenirs… Além das lojinhas tem bar e restaurante, auditório, galeira de arte e área de lazer. Ou seja, é difícil não ter nada que lhe agrade. 

Os preços são, obviamente, mais salgados do que em outros lugares, mas infelizmente encontrar artesanato de qualidade por aqui é tarefa quase impossível para os turistas. Quem é da cidade até já sabe onde procurar, mas o Cape veio como uma excelente alternativa para o turista ter uma vitrine de toda a nossa riqueza.

A entrada é gratuita.

Horário de funcionamento do Cape: das 10 às 20 horas, todos os dias.

Para quem quer conhecer mais o artesanato da terrinha:

Outra alternativa para que busca conhecer o artesanato de Pernambuco:

A Casa da Cultura. Este lugar era uma cadeia da cidade que foi transformada em ponto turístico tendo nas suas antigas celas várias lojinhas que vendem de um tudo, mas creio que em termos de originalidade talvez o Cape seja melhor. Já os precinhos da Casa da Cultura talvez estejam mais em conta. De qualquer forma vale a visita na Casa da Cultura para ver como era a cadeia municipal de 1867. O prédio é bem interessante.

Para mais informações sobre a Casa da Cultura: http://www.casadaculturape.com.br/aCasa.php

Vejo vocês nas comprinhas de souvenirs, pessoal!

Anúncios

5 Respostas para “Artesanato de Pernambuco – Unidade Recife.

  1. Pingback: 3 motivos para não ir à Feirinha de Boa Viagem | naViagemcomCamila·

Que tal deixar sua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s