Encantos de Paris: Les Invalides.

Semana passado falei da Torre Eiffel (não viu? Clica aqui,fofinho) e eu lá disse que do alto dava pra ver vários prédios da cidade e um deles me chamou atenção por uma cúpula toda dourada, imensaaaa. Pois é sobre esse tal prédio mesmo que vou falar hoje nos Encantos de Paris.

Les Invalides

Reparem no tamanho do Les Invalides! O lugar é lindo demais!!! Foto: naViagemcomCamila.

O Les invalides foi desenhado para ser um hotel para os soldados que voltavam das batalhas inválidos. Não sei bem se a ideia era ter um hotel ou um hospital para os doentes da guerra. O fato é que hoje é um museu militar que guarda a tumba de Napoleão, e que tumba!

Não, Popô (como gosto de chamá-lo na intimidade 😛 ) não foi enterrado aqui. Ele morreu e foi enterrado em outro lugar e depois seu corpo foi trazido pra cá. O prédio foi reformado e no seu interior foi aberta uma cavidade para colocar a tumba dele. Entramos no prédio e fomos logo à caça do danado. Na entrada achamos uma verde bem grandinha, numa sala isolada, e logo achei eu que era a tumba do ‘Hômi’. Ledo engano meu. A tumba dele estava logo adiante…

Onde eu achava que era a tumba do ‘hômi’… Foto: naViagemcomCamila

… E onde realmente era. Pelo tamanhinho das pessoas lá embaixo dá pra ter noção de quão grande é coisa, né?! Foto: naViagemcomCamila.

Meus amigos o troço é gigantesco!!! Se você for levar em conta a urna funeral dele iria dizer que ele era de outro mundo, tipo um gigante saído dos livros do Senhor dos Anéis. É muito grande e bonita. Na verdade é a parte que mais vale a pena ver de todo o complexo.   No vão que você entra é possível vê-la de cima. Mas tem a opção de ir lá embaixo, no nível dela, e aí é que você nota como é graaaaande. No começo do post falei que lá da Torre Eiffel dava pra ver a cúpula do Les Invalides, pois é do mesminho tamanho da cúpula o buraco que eles abriram no chão pra colocar a urna de Napoleão. Tem noção de como é hiper power gigante?

Tem uma capela logo adiante que é toda cheia dos ouros, mas nada se compara à grandeza de Popô.

Olha minha pequenês diante de Popô e sua tumba. Foto: naViagemcomCamila

A parte do museu militar é boa para quem gosta do assunto. Se você é que nem eu que não tem afinidade com o tema, nem vá perder seu tempo vendo as armas, as estratégias de batalha, objetos das guerras etc e tal porque é muita coisa pra se olhar. Eu não sabia que não ia gostar aí fui. Mas já perdi meu tempo lá, você não precisa perder o seu porque eu tô aqui pra isso – te dar as dicas “dax parada, sacô”? 😛 A única parte legalzinha pra mim foi ver o famoso quadro de Popô sentado com cara de cansado ao vivo. Fiz até foto pra registrar essa tela que só via nos meus livros de História.

O pátio interno do Les Invalides. Lá atrás dá pra ver a cúpula e nesta parte fica o museu militar. Foto: naViagemcomCamila.

Se você quer ver os restos mortais do grande general francês vale a pena entrar no museu. Quando lá estive em fevereiro a entrada custava 9 euros. Se você não morre de amores ou nem lembra que é Napoleão veja o prédio por fora mesmo. Só não deixe de ir olhar porque ele é lindo e vale uma foto na entrada com certeza.

Chamou minha atenção: a enormidade que é a tumba do rapaz e a beleza do prédio central.

Nota: 8!

O que tá pertinho daqui, Camila?

  • Ponte Alexandre III (bem atrás dele, não anda nem 100 metros!)
  • Champs Elyseés
  • Torre Eiffel (um pouquinho mais longe)

E aí, gostaram do nosso passeio fúnebre (bricadeirinhaaaa)?

Próxima semana volto com mais Paris.

Até lá!

Para os outros encantos de Paris:

Ponte Alexandre III

Notre Dame e Saint Chapelle

Praça da Bastilha

Moulin Rouge

Torre Eiffel

7 Respostas para “Encantos de Paris: Les Invalides.

  1. Pingback: Encantos de Paris: Musée D’Orsay. | naViagemcomCamila·

  2. Pingback: Encantos de Paris: Louvre. | naViagemcomCamila·

  3. Pingback: Encantos de Paris: Place des Vosges. | naViagemcomCamila·

  4. Pingback: La Belle Paris! | naViagemcomCamila·

  5. Pingback: Encantos de Paris: Montmartre e Sacre Coeur. | naViagemcomCamila·

  6. Pingback: Encantos de Paris: Champs Élysées e Arco do Triunfo. | naViagemcomCamila·

  7. Pingback: Encantos de Paris: Palácio de Versailles | naViagemcomCamila·

Que tal deixar sua opinião?

