9 dicas para quem vai viajar de carro pelo Nordeste.

Quando eu era criança as viagens da família eram feitas de carro. Naquela época viajar de avião era muito caro e a família é grandinha. A forma que meus pais encontraram de levar seus filhos pra ver o mundo foi num carro. Saindo de Pernambuco já fomos bater em Sampa, Rio, Fortaleza… Imagina 3 crianças num carro sem ar condicionado, se aventurando pelas estradas desse Brasil? Era adrenalina na veia! Kakakakkaka

Registro de uma viagem da família lá pelos anos 90 à bordo do nosso Uno vermelho. Acho que essa foi cruzando a balsa em Penedo . Foto: naViagemcomCamila.

Faz algum tempo que não faço viagens grandes de carro, mas fiquei pensando numas dicas universais para os que estão planejando se aventurar nas 4 rodas. Aí depois pensei que existem 2, 3 Brasis e que as estradas deles não são iguais. Por isso decidi limitar as dicas às estradas nordestinas, que não tem pedágios (salvo raras exceções), estão em péssimas condições de uso (salvo rarísssimas exceções) etc e tal.. Vamo simbora, então?!

Dicas:

1. Planeje, planeje, planeje.

Quando se viaja de carro há uma série de coisas que podem dar errado, então é bom organizar tudo nos mínimos detalhes. Não é papo de pessimista. Tem de ver se o carro tá ok, onde vão ser as paradas, como vai ser a comida, qual a quilometragem de um lugar ao outro, qual o estado da rodovia…

2. Mapas atualizados.

Não, você não leu errado eu escrevi MAPA mesmo. GPS pode ser legal, mas não tem o mesmo grau de precisão que os mapinhas, principalmente se estamos falando de NE. Dia desses fiz uma viagem de uns 800 Km pela BR 101 e o GPS deixou a gente na mão em alguns trechos (sem sinal) e em outros dava indicações erradas. Tecnologia ainda não é coisa confiável nas estradas daqui.

3. Quem viaja de carro não dorme até tarde.

Para aguentar o rojão tem de acordar cedo, fofinho. Quando vai acabando a luz do dia fica péssimo dirigir com aqueles faróis no sentido contrário além de requerer o triplo de concentração. Portanto, madrugue com as galinhas e aproveite bastante a luz do sol.

4. Refeições devem ser feitas em redes de postos de gasolina.

Nem invente de ficar entrando nas cidades para procurar restaurante. Quem está viajando perde muito tempo se a cada refeição for entrar em uma cidade à procura de comida. Há redes grandes de postos de gasolina que tem serviços básicos, como banheiros limpos, restaurantes e/ou churrascarias decentes. Já os lanches devem ser feitos dentro do carro mesmo. Procure coisas leves e que não sujam para não ter de parar para o lanche.

5. Nunca confie na sorte, sempre abasteça quando não soube à quantos quilômetros fica o próximo posto de gasolina.

Na minha viagem de 800 Km pela BR 101 passamos um bom trecho, cerca de uns 300 Km sem ver um único posto. Portanto, se você não conhece a estrada tente andar com o tanque cheio.

6. Procure atrativos para as longas horas dentro de um carro.

 Música é sempre uma boa pedida. Abasteça seus pen drives com trilhões de belas canções para os momentos de tédio. Se vai viajar com crianças aí seu arsenal deve ser de guerra: brinquedos, estórias cantadas, desenhar nas nuvens, contar carros…

7. Não queira dar uma de piloto, só se for de rally dos sertões.

Devido ao fato de não haver pedágios nas estradas nordestinas (ou pelo menos na maioria delas) muitas estradas estão em péssimo estado de conservação e outras estão em não tão ruim. Afora as estradas da Paraíba, raramente você vai poder desenvolver velocidades altas. Mesmo que a estrada aparentemente esteja um tapete, tome cuidado.

Já se ela estiver muito, muito ruim, reverse moedas para dar às pessoas que ficam na beira das rodovias tentando tapar os buracos para os motoristas. Esse é um hábito por aqui (não deveria existir) mas é uma gentileza com quem tenta ajudar os motoristas nas estradas.

8. Cuidado com as reservas de hotéis.

Nem sempre é um bom negócio deixar todos os hotéis reservados com antecedência. Muitas vezes você se programa para estar tal dia na cidade X, mas acontece algo no meio do caminho que te atrasa e aí você perderá grana. Aí vale uma reflexão sobre quais as cidade mais badaladas para turismo que podem não ter quartos disponíveis, se é alta estação, quantos dias vai ficar no destino…

9. Esteja preparado para o imprevisto.

Por mais que se planeje, sempre aparece um lugar diferente que queremos ver, nos atrasamos em algum ponto, então relaxe e tente aproveitar! 😉

Distâncias entre as capitais do NE

Pra facilitar a vida da galera pesquisei as distâncias entre algumas capitais do NE:

Nem é tão longe de uma capital para a outra, né?!

Boa viagem!

32 Respostas para “9 dicas para quem vai viajar de carro pelo Nordeste.

  1. REALMENTE NÃO É LONGE POR QUE ENTRE AS DUAS SEDES MAIS PROXIMAS DO NE É A MESMA DISTANCIA ENTRE ESTAS E SEUS PÓLOS MORES DO INTERIOR AGRESTINO QUE SEQUER FICAM NO DEEP SERTÃO OCIDENTAL

  2. Olá, Camila! Que dicas maravilhosas! Estou querendo fazer uma viagem pro Nordeste de carro partindo da Bahia ( Salvador) de onde tenho parentes. E o seu trajeto foi justamente de onde eu quero. Primeiro passear na Bahia depois os outros estados. Fui em 2009 mas de avião e pra se locomover entre as cidades foram de ônibus ou van, Conforto 0. Vou ficar sempre de olho por aqui, preciso planejar bem e vai dar pra planejar pois essa viagem é para o próximo ano, então da planejar e se divertir bastante. Beijos.

    • Oi, Ismael!

      Infelizmente não tenho essa informação pra te dar. Eu até já fiz a viagem da Bahia para o Rio de Janeiro, mas faz muuuuitos anos (mais de 15). Não poderia te dizer se o estado das estradas é bom.

      Mas dá uma pesquisada na net, Guia 4 Rodas, acho que nesses lugares tem algumas informações que podem te ajudar. 😉

  3. Olá, Camila

    Saindo do estado do Rio, qual seria o melhor roteiro para se conhecer o Nordeste, em aproximados 15 dias (penso no mês de junho ou julho). Tenho interesse nos diversos artesanatos e feiras, pois iria aliar passeios a negócios. Seria possível me ajudar? Obrigada,

    • Oi, Norma!

      Acho que você deve começar pelas Alagoas. Agora peço que você reveja a questão da época. Final de junho e começo de julho chove muuuito em algumas capitais do Nordeste e em alguns interiores é meio frio. Tipo, um dia de chuva em julho em Recife acaba com qualquer programação que você tenha. Fica difícil circular na cidade, é um caos.

      Sobre feiras não posso te ajudar muito nos outros Estados, mas dependendo do teu foco tem 2 feiras em Pernambuco que são boas. A Feira de Caruaru tem artesanato de todo tipo (não está nesse roteiro aí, teria de entrar mais no Estado, cerca de 1h e 30 min de Recife) e pertinho dela tem um pólo de moda em Toritama e Santa Cruz do Capibaribe. O foco desse pólo é roupas e o jeans é de qualidade.

      Em Recife recomendo a Casa da Cultura para artesanato e se você quiser dar uma olhada na Unidade Recife – Artesanato de Pernambuco para ter idéia das tendências é legal. Para comprar nessa Unidade Recife é sempre mais caro que na Casa da Cultura.

      Espero ter ajudado um pouco.
      Abraços.

    • norma se vc não tem filhos o melhor mês pra viajar ao nordeste é em outubro..Preços de hoteis mais em conta e o tempo fica ótimo. agua do mar quentinha,, eu vou para o nordeste em outubro de 2014.. já programei minha viajem. saindo de Iguaba Grande no RJ,, subindo pela Br 101 até feira de santana, mudando pra Br 116 até fortaleza..depois natal, maceió, retornado pela Br 101.. Descobri um site ótimo feriasbrasil. procure vc vai achar muito bom.. Da pra se progarmar bem. tem dicas fotos e hoteis com preço..Se vc for de carro. vc pode procurar no youtube.. assim ( viajem de carro para o nordeste. vc i, encontra nuita gente viajando e filmado as rodovias.. dando dicas de estrada e etc,, boa viajem espero ter ajudado..beto

    • Olá Norma dependendo qual seu destino, pode começar por fortaleza e vir descendo até salvador..Os dias de permanência em cada estado vai depender de vcs. Eu moro em Iguaba Grande, pretendo subir pela Br 101 até Feira de Santana, mudar de rodovia pra Br116 que é mais perto e direto, isso gera uma economia de uns 300 km em relação ao Br101. Ou pode pegar a Br 116 em Além Paraíba subindo por Teresópolis.. ai fica por sua conta.. espero ter te ajudado..Se vc. procurar no youtube vc acha varias pessoas viajando de carro para o nordestão. abra o youtube e escreva viagem de carro para o nordeste.. abraços e boa viagem.. idalberto.. Camila me perdoe a intromissão no seu blog. Mais estou pesquisando esta viagem ha tempos. e tenho encontrado muitas dicas de viagem..

  4. Gosto muito de viajar de carros. Estou personalizando uma van ( algo parecido com motorhome) pra esse fim. É importante, também saber os locais que não pode passar sozinho nem durante o dia né?
    Abç

  5. Concordo Elias, realmente viajar de carro é bem melhor do que de avião… mas temos que ter bastante atenção, principalmente, com os caminhoneiros… eles não estão nem aí com os carros pequenos… eles “patrolam” mesmo… ou seja, ultrapasse-os logo e mantenham-se sempre distantes, principalmente dos bitrens. Viajo todos os anos com minha esposa de Cuiabá-MT para o Nordeste… no ano passado viajamos mais de 17 mil quilômetros juntos… foi fera! recomendo.. já fomos mais de sete vezes para lá… se alguém tem alguma dúvida, por favor faça perguntas que estou à inteira disposição!

    • Olá, Alessandro

      Moramos no interior do estado do Rio e, eu e meu marido, pretendemos, pela primeira vez, conhecer o Nordeste (junho ou julho é uma boa época?). Iremos de carro, Caso seja possível nos fornecer um itinerário, seria bastante interessante. Gostaria de conhecer os diversos artesanatos de cada cidade, pois tenho vontade de comprar para revenda, pois temos comércio. Se for possível, informe um endereço de contato. Obrigada,

    • Olá, Alessandro. Já viajei para a Bahia de avião mas estou planejando viajar de carro do Estado Roraima ( Extremo Norte do Brasil) um pouquinho longe.. rsrsrsrs. Como tenho parentes na Bahia e em cidades diferentes estamos pensando em fazer a viajem de carro e depois seguir pelo Nordeste ( lindo diga-se por sinal). Como posso entrar em contato? quero tirar algumas dúvidas.

    • Olá pessoal. Estou planejando a minha primeira viajem ao nordeste brasileiro com minha família. Tenho 3 filhos e pretendo ir de carro, sem pressa. Pretendo ir nos meses de janeiro ou fevereiro de 2015. A minha intenção é ir direto para a Bahia saindo de Cuiabá -Mt, e subir por uma rodovia que fique próxima ao mar. Alguém sabe as condições das estradas e quais as cidades mais perigosas nesse trecho?

      • Oi, Erden!

        A sua preocupação tem fundamento. Tem estradas que não estão num bom estado. De certeza: a estrada que leva de Maceió à Recife, apesar de ter trechos lindos, tem um estado de conservação terrível. Você acha que ela é um tapete, vai bem sossegado, aí do nada surge um buraco enorme, é impressionante!

        Tem a BR 101, que sempre é uma opção pra cruzar quase que o Nordeste inteiro, mas ela não é muito “turística”, digamos assim. Vai, muitas vezes, por dentro dos Estados, privando o viajante das praias.

        Como faz um certo tempo que não ando por elas só sei dessa, mas se alguém que aparecer aqui souber de mais alguma, avisa pra gente. 🙂

  6. Olá Camila! tenha certeza que viagem de carro é incomparevel, muito bom. Agora em 2014 será a minha primeira viagem co meu filho de 14 meses e minha esposa, já fomos de Valinhos, SP para Mossoró, RN (Canoa quebrada etc) excelente viagem. recomendo para que que uma destração para os dias de hoje, só que porém não pode ser destraido na pista pios são surpresas uma seguida da outra. ABS

  7. Muito boas dicas! Estou começando o planejamento pra ir de Brasília pra Fortaleza no fim do ano. Minha intenção é dormir em Barreiras-BA e Floriano-PI. Uma boa dica é consultar o estado das rodovias no site do DNIT.

  8. Pingback: Roteiro de carro pelo Nordeste. | naViagemcomCamila·

    • Então caiu como uma luva pra você e pro seu marido. Fico feliz de ser útil pra vocês!
      Não esqueçam das moedinhas se a estrada estiver muito esburacada pros caras que ficam o dia todo tapando os buracos. 😉
      Beijão, Ana Paula!

Que tal deixar sua opinião?

