Cadeados da Aurora

Minha mãe super antenada nas novidades com as redes sociais me apresentou um projeto que eu nem sabia que tava rolando aqui em Recife. “Surge” um novo ponto turístico na cidade: Cadeados da Aurora. Tem data pra ser inaugurado e tudo: 11/11/12.

Surge ente aspas porque o local já existe e é um belo cartão postal da cidade. A rua da Aurora, famosa pela beleza, citada em poemas e músicas, acaba de ganhar uma nova “funcionalidade”, digamos assim. Inclusive nós aqui no humilde bloguinho já citamos esta rua como um “must see place” (tipo: “lugar que tem de ver de qualquer jeito”): Vem pra Recife?! Um roteiro arretado pra ‘tu’!.

O que danado é isso?

A ideia do Cadeados da Aurora é  reproduzir (e ampliar) uma tradição que existe em diversas cidades do globo: prender cadeados grifados para simbolizar a eternidade da união de casais. Digo ampliar porque o projeto sugere que as pessoas prendam cadeados com dizeres sobre qualquer causa/crença/motivo e não necessariamente sobre o amor dos casais.

O projeto, que tem apoio da Prefeitura da Cidade e da Empetur, inova no ponto das chaves. Originalmente as chaves são jogadas em locais inacessíveis, como rios e lagos. Diferentemente do que geralmente acontece nas cidades onde o fenômeno ocorre elas não serão jogadas no rio Capibaribe. Será idealizado um local para se colocar todas as chaves.

A tradição (e bizarrice) de cadeados pelo mundo afora.

Aí fui fussar a fanpage no Facebook do Cadeados (quer ver também? clica aqui)e vi umas coisas bem curiosas sobre outros lugares onde se tem esta tradição:

  • Na Rússia os cadeados ficam numa ponte e é nas árvores (!!!) que as pessoas prendem os cadeados. A-m-o a Rússia, tenho sonho de visitar desde que era 7ª série, mas é bizarro, ‘vamcombiná’!
  • Em Paris há uma das manifestações mais famosas dos cadeados na Pont des Arts. Essa ponte dos cadeados virou sensação por lá. Pena que não deu tempo de um ir ver. 😦
  • Na China a tradição é um pouco diferente: os enamorados prendem seus cadeados numa ponte que leva até o pico de uma montanha e lá do alto jogam as chaves. Ai, essa eu achei fofa! 🙂

Então já sabe: quando vier à Recife traz o cadeado na mala pra deixar sua marca na minha cidade.

OBS: por conta da novidade dos cadeados nosso prometido (não viu onde prometi? clica aqui) post sobre o engenho que eu visitei ficou pra próxima semana, amiguinhos.

Beijos e até lá, meu povo!

Que tal deixar sua opinião?

