Mito do dia: viajar pro exterior é mais caro.

Pois é, amiguinhos… Essa semana li matérias sobre o assunto e confirmei o que antes era só um ‘feeling’: viajar pro exterior nem sempre é mais caro do que viajar pelo Brasilzão.

A gente costuma pensar que: Europa = euro, Estados Unidos = dólar, etc e tal. Viagem pro exterior é sempre sinônimo de “isso não é pro meu bolso!“. Acontece que se viajar pelo Brasil é pro seu bolso, então ir para fora é mais ainda.

Exterior não é mais sinônimo de ‘gastança’. Foto: naViagemcomCamila.

Embora haja certa controvérsias sobre algumas posições do ranking dos destinos mais caros (a versão impressa da Veja desta semana, edição 2297, coloca Londres como a cidade mais cara, já alguns portais colocaram Moscou como o destino para os ‘Tios Patinhas’ da vida) o fato é que Rio está sempre na lista top 10 mais caros. A minha tese é que: Brasil é um destino caro para brasileiros.

Você pode protestar, afinal algumas pesquisas ranquearem as cidades mais caras somente de acordo com o preço médio de hospedagem. Claro que este não é o único parâmetro para dizer que uma viagem é mais cara que outra, mas é, sem dúvida, um dos itens mais importantes quando se pensa no orçamento da viagem.

Vinha observando isso na prática quando planejava passar um fim de semana numa praia aqui no Nordeste e via o preço dos hotéis. Gente, é um absurdo o que se paga pelo serviço que se tem. Diárias numa praia badalada no Nordeste na alta estação chegam na casa dos R$ 300 reais facilmente. E não estamos falando de resorts. Realmente só o fato de estar próximo do destino e  poder ir de carro faz valer a pena  fazer viagens dentro do território canarinho. E olhe lá… Como o Brasil é imenso passar o natal em Gramado (dependendo da região de onde se parte) pode ser bem mais caro do que uma viagem internacional.

Na minha opinião, um dos fatores que levam a esses valores de hospedagem é o mito de que Brasil é país do samba, carnaval e futebol pra gringo ver e gringo tem dindin, ou melhor tem dólar! Querem que nós “paguemos em dólar” pra conhecer nosso próprio país. Acontece que os tempos mudaram e a cada ano aumenta o número de brasileiros afim de viajar e com grana pra isso. Só que eles estão preferindo ir pra fora, afinal é proporcionalmente mais barato e DIFERENTE!

Os valores praticados pela indústria hoteleira e turística brasileira estão afugentando os turistas do país, o que é uma pena. Enquanto esse cenário não muda tire da sua cabeça que ‘os estrangeiro’ é muito longe e muito caro e faça as malas. Você não vai se arrepender, garanto! 😉

Ei, você! É, você mesmo! Você acha que viajar pra fora é sempre mais caro? Diz pra gente aí embaixo, fofão!

Até!

Anúncios

7 Respostas para “Mito do dia: viajar pro exterior é mais caro.

  1. Pingback: Primeira viagem pra Europa?! 7 respostas pras perguntas que você está se fazendo. | naViagemcomCamila·

  2. Também concordo Camila ! Todas as vezes que comecei a planejar uma viagem, quando comparamos os preços, acabamos decidindo por uma viagem internacional… devo dizer que o custo das viagens aqui no Brasil, principalmente na alta temporada, nos empurram para escolher um destino no exterior mesmo… E é bem isso, tem muito dinheiro do turismo que podia estar girando aqui dentro do país, mas que está indo pra fora por conta disso.. =p
    Bjsss !!!

    • Pois é… Fora o apelo que o ‘diferente’ do exterior tem. Entre viajar pro nordeste e conhecer outro país totalmente diferente com hábitos e cultura diferentes é muito mais provável que a gente prefira conhecer terras estrangeiras.
      Obrigada pela opinião, Tripfeeling!
      Valeu!

  3. Bem, até agora, a minha única viagem internacional foi para Aruba. Mas concordo que as viagens aqui dentro do Brasil são caras sim! Dessa forma, as pessoas acabam preferindo viajar para o exterior e o dinheiro que poderia entrar no bolso do turismo brasileiro, entra nos bolsos já “cheios” do turismo estrangeiro.
    Bjs! 😉

Que tal deixar sua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s