Floripa em 3 dias (dia 1).

Sol. Mar. Areia. Altas temperaturas. Verão chegou, meu povo! E quando a gente pensa em verão tem uns lugares que logo vêm à mente, né?! Floripa é um deles. Já falei sobre minhas impressões da cidade (não viu? clica aqui, fio)e hoje é dia de passear por lá. Bora?

Montei o roteiro para 3 dias (que não dá pra conhecer as 42 praias da cidade, mas dá pra ter uma ideia) baseada numa viagem rapidinha que fiz em 2009. Algumas coisas do roteiro eu fiz e outras dei uma pesquisada para atualizar as informações e ficar por dentro do que anda rolando pela Ilha da Magia.

Dia 1

As dunas de Joaquina

dunas joaquina

A vista que se tem lá do alto das dunas da Praia da Joaquina. Massa, né?! Foto: naviagemcomCamila.

A Praia da Joaquina fica perto da Lagoa da Conceição. Joaquina tem mar bravo, mas tem também as dunas! O que tem demais nas dunas?!

Primeiro que o visual é lindo e já vale a pena ir só para apreciar a vista. Mas… Tem mais! É que você pode fazer sandboard.

Sandboard é uma prancha que as pessoas usam para deslizar das dunas de Joaquina. É uma graça, gente! Você sai à milanesa de tanto embolar na areia e cansa muito subir as dunas no sol quente, mas é óteeeeemo!

Você sempre está esbaforido: quando chega lá em cima tá com a língua pra fora de cansado, quando desce fica de barriga dura de tanto rir da sensação gostosa da descida! É diversão garantida.

Eu arrumei amigas concurseiras e lá fui me aventurar nas dunas de Joaquina. Segue a minha saga no sandboard:

peripécias

Dica de amiga: leve uma garrafinha com água mineral, pelamordedeus! É uma sede danada subir a duna e descer. Preferencialmente térmica, porque não tem onde deixar a água, então fica debaixo do sol e esquenta, mermão!

Valores: R$ 10 a hora (pesquisei os valores em fevereiro deste ano).

Floripa By Bus

Esse aqui é o passeio de sightseeing de Floripa. Fiz uma rota (chama-se “Encantos do Sul”) que vai pelo centro, mostrando os principais pontos turísticos e segue até o sul da ilha. Sou suspeita para falar desse tipo de passeio porque sou fã assumida. Então eu dizer que amei não deve ser levado em conta, né?! Mas vou te convencer de que é legal mesmo. Bora ver se consigo! Kakakaka

Eu descabelada no doubledeck bus à caminho da Praia da Armação. Foto: naViagemcomCamila.

Eu descabelada no doubledeck bus
à caminho da Praia da Armação. Foto: naViagemcomCamila.

O passeio sai do Shopping Iguatemi (aquele que fui almoçar na prova do concurso e fiquei chocada com a área verde ao redor toda preservada)  e faz os lugares que você tem de bater ponto, tipo Ponte Hercílio Luz, mas o legal é que tem as explicações que você não encontra se for aos locais por conta própria. Tem de reservar com antecedência, viu?!

Como a ilha é grande e o deslocamento entre um ponto e outro demora um pouco as explicações aos poucos deixam de ser dos lugares e falam mais sobre hábitos, a história das pessoas que povoaram a ilha, árvore típica de lá, etc… Só há 1 parada no passeio: lá na Praia da Armação. Você pode ir dar uma espiada na Praia da Armação e Praia do Matadeiro.

O roteiro Encantos do Sul dura 3 hora e meia e custa R$ 40,00.

Para mais informações: http://www.floripabybus.com.br/

Mercado Municipal, Box 32 e seus pastéis e ostras.

O mercado é bem legal, com barzinhos legais, mas você precisa ir num que é O Lugar no mercado: o Box 32. Lá é possível experimentar uma das iguarias produzidas pela ilha – as ostras.

mercado municipal floripa

Lá em amarelo está o Mercado Municipal com todas as gostosuras que ele abriga lá dentro. Foto: naViagemcomCamila.

Floripa ostenta o título de cidade que produz a melhor ostra do Brasil. Ela pode ser servida: crua, do jeito que, acho eu, todos estamos acostumados a conhecer, ao alho e óleo e gratinada. Eu só comi a crua, e não sou muito fã, aí não vi muita poesia. Não experimentei estas 2 outras opções, talvez me apaixone pela ostra depois de comer gratinada ou alho e óleo. Se você já comeu conta pra mim lá embaixo nos comentários o que achou da iguaria, beleza?

A prata da casa é a ostra ao champagne.

Para quem não é fã de ostra, como eu, fica a dica dos pastéis do Box que são uma delícia. 😉

Centro da cidade – A Figueira e sua lenda

figueira floripa

Eu bem amiga da Figueira para ela me dar amor e me fazer voltar à Floripa. Kakakakaka Um amor ela já me deu, só falta voltar à Ilha da Magia. Foto: naViagemcomCamila.

Numa praça do centro fica a lendária Figueira de Floripa. Reza a lenda que a pessoa que quer ter sorte no amor e voltar à Floripa tem de dar 3 voltas na figueira. Pelo sim, pelo não eu dei minhas voltas! Kakakak

A Figueira é imensa e seus galhos se espalham por toda a praça. Eles ficam suspensos por uns ferros, acho que é porque ela é velhinha e não deve mais aguentar o peso dos próprios galhos.

Ainda pelo centro é possível ver o local onde os barcos ancoravam e hoje é uma praça. Achei tão bonitinho eles deixarem lá as pilastras onde os pescadores colocavam seus barcos que tirei foto:

Foto: naViagemcomCamila

Foto: naViagemcomCamila

Ufa, é muita coisa pra se ver num dia, né? Mas dá tempo de ver tudo isso, juro! Se você gostar de calma nos passeios pode deixar o Mercado Municipal e o passeio pelo centro para um dos outros dias do roteiro, mas vá de dia, certo? Creio que à noite não tem a mesma graça. 😉

Próxima semana volto com o resto do roteiro, visse?

Atualização: os outros dias do roteiro já estão no ar!!!

Floripa 2 – Campeche: suas inscrições rupestres e mergulho e os quitutes do Bar do Arante.

Floripa 3 – badalação no Norte da ilha: Jurerê e Canasvieiras.

Anúncios

5 Respostas para “Floripa em 3 dias (dia 1).

  1. Pingback: Floripa – homem e natureza conectados. « naViagemcomCamila·

Que tal deixar sua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s