Carnaval de Recife e Olinda.

Ando meio atarefada no trabalho e se não fosse pela cidade onde moro diria que nem sei quando é carnaval, mas Recife e Olinda não se cansam de me lembrar: carnaval está quase chegando no calendário e aqui ele já chegou!

Todo fim de semana já tem bailes fechados em clubes, prévias de blocos de rua, a coisa já está acontecendo.

Como esse é um blog DE Pernambuco SOBRE e PARA o mundo não poderia deixar de ‘cobrir’ um dos maiores eventos da terrinha: o carnaval! Arrumei as informações para você que vem para Recife e Olinda no carnaval e não conhece o esquema aqui.

Tem descrições muito legais rolando por aí e aqui deixo algumas como o Goodbye Rio, Hello Recife (Tchau Rio, Oi Recife) e o Guia Para Paulistanos no Carnaval de Olinda.

Goodbye Rio, Hello Recife:

http://www.mtviggy.com/articles/goodbye-rio-hello-recife-a-taste-of-brazils-best-hidden-carnival/

Guia Para Paulistanos no Carnaval de Olinda:

http://www.boraver.com/2013/01/guia-para-o-paulistano-no-carnaval-de.html

Recomendo muito a leitura! O de título inglês traça comparativos entre os carnavais do Rio, Salvador e o de Recife/Olinda. Se fosse eu ou qualquer outro pernambucano escrevendo ninguém levaria à sério porque nossa fama de bairristas é grande (e ela tem fundamento), mas esse carinha, o Marlon Bishop, conseguiu captar o que rola aqui no carnaval como poucos conseguiriam.

Já o Guia para Paulistanos é um relato bem humorado dos perrengues que se passa no carnaval aqui. Mas são perrengues que todo mundo adora passar. É tanto que a cada ano mais e mais pessoas voltam à Olinda.  Sem sombra de dúvidas um guia prático de leitura obrigatória para os amantes de carnaval.

Inspirada nos textos e nas estórias que a gente passa e vê os outros passarem é que montei o meu Roteiro de Carnaval, porque tem coisas que só um recifense vai te ensinar!

Para começar aviso aos navegantes:

Se você não suporta calor, muita gente e gréia melhor não vir ao carnaval pernambucano. Fique em casa que você lucra mais.

 Seu carnaval em Pernambuco começa na sexta. Compre sua passagem ou organize seu carro para chegar aqui na sexta. E esse ano temos um motivo a mais para celebrar o carnaval: o frevo foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio Imaterial da Humanidade. Então vamos curtir ‘valendo mermo’, como se diz por aqui.

Roteiro Carnaval

Sexta – o Recife Antigo (RA) te espera de braços abertos.

Chegou? É hora de ir ao Recife Antigo curtir de leve o astral do Marco Zero, rua do Bom Jesus, ver gente bonita e uns blocos. É bom que você já se familiariza com o esquema: você fica rodando ou paradinho e daqui a pouco passa um bloco, aí você canta, dança, se diverte e daqui a pouco vem outro.

Evite ir contra o fluxo do bloco: ou tu vai com a multidão ou fica paradinho esperando ela passar. RA não é lugar que a galera jovem vai fantasiado. Dica pras meninas: fantasia só em Olinda, pro Antigão você coloca uma roupinha mais arrumadinha, fechou?

Sábado – Missão: O Galo.

Se tu é recifense ou já conhece o Galo sabe que esse é o melhor dia de Olinda. Isso mesmo, não escrevi errado. É que nesse dia muita gente vai pro Galo e daí Olinda fica menos cheia, (um pouquinho de nada mais) fácil de circular. Mas se é a sua primeira vez tem de ir ao Galo para se batizar, né? Então atenção às dicas:

  • Nada de pipoca, amigão! Sabe lá o que é estar no maior bloco do MUNDO??? É um mundo de pessoas ‘meismo’! Então organize um camarote previamente. Tem uns muito bem estruturados com buffet, ar condicionado e tudo e tem outros mais simples. Não importa qual será o seu, mas no chão você não deve ficar.
  • Verifique antes a rota até o seu porto seguro camarote. Não adianta de nada você comprar um camarote maravilhoso e pedir pro táxi te largar no meio da muvuca. Você provavelmente levará horas até chegar ao seu canto. Converse com as pessoas, pegue um mapa, veja como vai chegar e sair do Galo.
  • Roupas leves, pouca grana no bolso, sem celular ou câmeras, ok?
  • Saia cedo de casa. O nome do bloco é Galo da Madrugada, fofão. Quanto mais você demorar para chegar mais gente vai chegando e dificultando sua chegada.
  • Galo não é lugar de crianças.

Dica: se você é solteiro e quer só ÃO (curtição, azaração e pegação) não vá ao Galo, vá à Olinda.

Domingo – Olinda/ Bezerros

Domingo é o dia que a galera que foi pro Galo chega com tudo em Olinda. Então estão todos embalados pela emoção do início da curtição em Olinda. Prepare-se, portanto.

Tem os lugares mais badalados de Olinda, onde a galera jovem e descolada sempre fica. Praça João Alfredo e imediações da rua do Bonfim são pontos bem legais por 2 motivos: há praças (espaços abertos e um pouco mais ventilados) e árvores para você fugir do sol. Ao mesmo tempo você estará no meio da folia e num lugar um pouco mais confortável.

Dica: se você é solteiro e quer só a bagaceira fique em Olinda, se quer conhecer algo diferente apresento-lhes Bezerros:

papangus bezerros

Olha a super produção dos papangus de Bezerros. Foto: naViagemcomCamila

Quem gosta de coisas culturais e quer ver um babado diferente deve rumar para Bezerros para ver os papangus. Papangu é o nome dado à um traje típico de carnaval que cobre a pessoa totalmente. Antes eles eram feitos para assustar, mas hoje em dia tem uns bem belos. A brincadeira é sair sem ser reconhecido e tirar onda com todo mundo. Muita gente vai no domingo de carnaval ver o desfile deles nesta cidade próxima de Recife (em torno de 1 hora de carro).

Tem os papangus e tem pessoas com fantasias normais. Há desfiles e até concurso de papangu em Bezerros. Tem a mesma bebedeira que em Olinda só que com um grau menor de azaração.

Segunda – Olinda.

Carnaval agora se instalou de vez e você já deve estar familiarizado com o esquema de acordar por volta das 8 horas e seguir bloco ladeira acima e ladeira abaixo até o último raio de sol. Os que são fortes de espírito eventualmente dão umas voltas pelo RA à noite, mas há os fracos que prefiram ficar em Olinda recarregando as energias para o próximo dia.

Terça – Olinda e RA (Recife Antigo).

Calma, não se avexe que você não vai trocar uma coisa pela outra. Olinda continua na sua programação diurna. Recife e seu RA é à noite, lá pras 9 horas. Então você curte Olinda até as últimas consequências e depois pega o beco, como se diz por aqui, para o RA.

Quem é muuuito fã de Olinda geralmente não acha o Recife Antigo tão interessante assim. Mas hoje, terça-feira de carnaval, recomendo que mesmo você fanático por Olinda dê um pulo no RA. Hoje é a apoteose do carnaval e sempre tem shows ótimos. O mais esperado de todos e que acontece todos os anos é o de Alceu Valença, um ícone da música pernambucana. Ele fecha o seu carnaval como ninguém!

Quarta – É hora de dar tchau!

Já dizia um dos frevos daqui:

É de fazer chorar, quando o dia amanhece e obriga o frevo acabar

Ôh quarta-feira ingrata chega tão depressa só pra contrariar

Quem é de fato um pernambucano
Espera o ano e se mete na brincadeira
Esquece tudo quando cai no frevo
E no melhor da festa chega a quarta-feira

Amiguinhos, tá acabando. Se você tem mais algumas horistas para curtir recomendo um bom banho de mar em Boa Viagem ou, se você ainda aguentar, o Bacalhau do Batata. Esse é um famoso bloco de carnaval criado por um garçom que não podiam curtir seu carnaval já que estavam trabalhando. Aí ele fundou um bloco no dia em que a farra do pessoal acabava e a dele começava.

Custos:

Se você já foi à Salvador e/ou Rio no carnaval prepare-se para uma grata surpresa: seu rico dinheirinho vai permanecer no seu bolso! Os custos são com passagens/gasolina, estadia e alimentação. Com a folia em si você gasta pouco, muito pouco. Afora o camarote do Galo todo o resto é ‘de grátis’.

Onde se hospedar:

Vai de galera? Casa em Olinda, no meio do buchicho.

Vai em menor número? Albergue em Olinda, caso não encontre mais fique em Boa Viagem. O ruim de BV (boa viagem) é que tem o deslocamento diário para Olinda, algo que vai te tomar cerca de 30 minutos, mas o que é isso diante da alegria de se divertir horrores em Pernambuco, não é mesmo pessoal???

Em breve voltarei com os blocos imperdíveis do carnaval de Recife e Olinda.

Cola em mim que é sucesso. ;*

Anúncios

5 Respostas para “Carnaval de Recife e Olinda.

  1. Pingback: Frevo, Patrimônio Imaterial da Humanidade, pro seu carnaval « naViagemcomCamila·

  2. Camila, meu nome é Pedro Tolentino, sou autor do texto mencionado nesse post “Guia para o paulistano do carnaval de Olinda”. Primeiramente gostaria de agradecer a referência ao texto, além disso gostaria de convidá-la a dar um pulinho lá no http://www.boraver.com onde podes conferir outros textos que embora falem de outros assuntos mantém o viés humorístico-informativo.

    Adorei teu blog e vou passar sempre por aqui, além de colocá-lo como blog recomendado lá no boraver.

    Abs

    Pedro

    • Olá, Pedro!
      Seu texto é excelente! Quando eu o li pela primeira vez vi outras coisas no seu blog como as placas do carnaval de Olinda (achei bom!!!) e outros textos que não tinham a ver com carnaval.
      Vou recomendar seu blog aqui também.

      Obrigada pela visita e pelo feedback sobre o blog.
      Abraços,
      Camila.

  3. Sempre tive curiosidade sobre o carnaval de Olinda, mas muito calor e muita gente não é muito a minha cara não… mas eu não sei o q é “gréia”, vai q é uma coisa boa ? kkkkkkk
    Acho que também vou ficar aqui por São Paulo mesmo no carnaval, aí vou com os amigos para os bloquinhos de rua, que também já começaram a rolar por aqui e estão ficando cada vez mais populares !

Que tal deixar sua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s