7 blocos imperdíveis do carnaval pernambucano.

Os blocos fazem parte da alma do carnaval pernambucano. Eles estão aqui desde os primórdios dos festejos e mudam com o tempo. Tem blocos representantes da velha guarda como o Bloco da Saudade, que tem a cara dos carnavais da década de 30 e 40. E tem os blocos mais recentes, com força e vigor do jovem, cheios de irreverência e atitude.

Para tu não ficar perdido no monte de blocos listei aqui uns que são bem diferentes e interessantes de se ver para quem vem ao carnaval pernambucano.

ATUALIZAÇÃO: gente, esse post é de 2013, portanto alguns dias e horários das atrações podem ter sido modificados esse ano.

Quanta Ladeira

Quê é que é isso?

O bloco faz sátiras das notícias do ano. Tem 16 anos e sempre arregimenta uma legião de pessoas por onde passa. De anônimos foliões até artistas famosos que sobem ao palco para cantar as paródias todos se divertem horrores.

A paródia está até no nome do bloco. Quanta Ladeira é um dos versos da paródia da música Guantanamera. Os famosos versos:

“Guantanamera
Guajira Guantanamera
Guantanamera
Guajira Guantanamera”

foram transformados em:

“Quanta ladeira

Olinda quanta ladeira

Quanta ladeira

Olinda quanta ladeira”

Quando sai?

Ainda não se sabe ao certo, como o bloco é formado pelos artistas que trabalham no carnaval às vezes não se sabe com antecedência quando sai, mas geralmente na segunda feira de carnaval em Recife.

Atenção foliões: o Quanta sairá domingo às 17h.

Eu acho é pouco

Quê é que é isso?

O vermelho e amarelo já nem posso dizer que é um bloco novo. Tem alguns anos de estrada, exatos 35 aninhos, e um feito no currículo: conseguiu se renovar e manter-se um bloco jovem apesar de certa idade. As novas gerações acham ele um bloco legal.

Quando sai?

Sábado, domingo e terça em Olinda.

…Enquanto isso na Sala da Justiça

Os super-heróis do Sala da Justiça. Foto: Prefeitura de Olinda/Flickr

Os super-heróis do Sala da Justiça. Foto: Prefeitura de Olinda/Flickr

Quê é que é isso?

O bloco do super-heróis. Tem desde os famosos Batman ou He-Man até os surgidos da imaginação de seus anônimos criadores. Fez tanto sucesso que além de bloco de rua é o … enquanto isso na Sala da Justiça, uma festa num clube onde todos vão fantasiados de super-herói. Mas para essa festa você precisa chegar em Recife um pouco antes do carnaval, já que ela faz parte das prévias de carnaval.

Quando sai?

Domingo em Olinda.

A Corda

Quê é que é isso?

Nascido de algum ‘Joselito-sem-noção’ que queria acordar os outros (daí vem o nome) o A Corda é um bloco matinal que tem um único propósito: infernizar a vida de quem tenta dormir em Olinda. Você tem 2 opções: acordar os outros ou ser acordado. Se quiser acordar os outros se prepare para estar de pé às 7 da matina.

Quando sai?

Domingo em Olinda.

Conxitas

Quê é que é isso?

Bloco percussivo formado exclusivamente por mulheres super descoladas. Tem maracatu, dança, chita (tecido típico daqui todo florido) e muita feminilidade no ar. As meninas pegam músicas da moda e fazem na percussão. É um show completo para se ver e ouvir.

Quando sai?

Domingo em Olinda.

Atualização 2014: as meninas do Conxitas me pediram pra avisar pra vocês que ele vai , em 2014, sair no sábado de carnaval em Olinda (a partir das 09H) e na segunda (a partir das 16H) no Recife Antigo. 

O Homem da Meia Noite.

 

homem da meia noite

Apresento-lhes ele: o Homem da Meia Noite. Diz aí se ele não é um lorde?! Foto: Passarinho/Pref.Olinda

Quê é que é isso?

Ok, esse aqui é um dos blocos velhinhos, mas ele é muito tradicional, então vale a pena ir conferir. O Homem da Meia Noite abre o carnaval de Olinda, e ele vem preparado para isso: traz a chave para abrir o carnaval junto com seu relógio. Então ja sentiu, be? Prepare-se para a folia tarde da noite. Ele, o Homem da Meia Noite, deve ter sido provavelmente um dos primeiros bonecos gigantes. Se não foi, é um dos mais famosos. Veste uma cartola preta e terno verde, o bicho é elegante, viu?!

Quando sai?

No sábado, às 23:59h em Olinda

Bacalhau do Batata

Quê é que é isso?

O bloco foi ideia de um garçom, chamado Batata, que não se conformava de trabalhar todo carnaval e  não poder se divertir. Quando a festa acaba para todos é que começa para ele. Excelente para foliões na fase de negação, pois o carnaval acabou.

Quando sai?

Quarta-feira de cinzas em Olinda.

Aqui eu listei alguns dos mais diversos estilos que o carnaval pernambucano tem. Para a programação completa destes, outros blocos e de todo o carnaval de Pernambuco vai aqui:

http://www.penocarnaval.com.br/

E aí, qual bloco te agradou mais? Conta pra mim lá embaixo nos comentários. 🙂

Anúncios

11 Respostas para “7 blocos imperdíveis do carnaval pernambucano.

  1. Esse blog é teu!!! Que viagem!!! Se for fazer um post pra esse carnaval, a saída das conxitas é sábado de carnaval às 10h na praça do carmo. Beijos

  2. Pessoal, faço parte das Conxitas e gostaria de informar que nossos desfiles oficiais são no sábado de carnaval em Olinda, a partir das 09:00hs, e na segunda de carnaval no Recife Antigo, a partir das 16:00hs. Seria possível ajustar a informação? Desde já agradecemos e digo que nós sentimos muito honradas com a citação de vocês.

    • Oi, Rebeka!

      Fico grata com a informacao. Eh que esse post eh de 2013, entao consta a informacao do ano passado, mas vou colocar lah no topo uma observacao com a data certa.

      Obrigada pela ajuda e parabens pelo Conxitas, eh um bloco super original e charmoso.
      Beijao!

  3. Pingback: Frevo, Patrimônio Imaterial da Humanidade, pro seu carnaval « naViagemcomCamila·

Que tal deixar sua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s