Recifeando – A Praça da República.

Por esses dias minha cidade faz aniversário. Para ser mais precisa no dia 12 de março Recife completará 476 aninhos. E quando é aniversário de alguém manda a boa educação dar presente.

Por isso, resolvi dar um presente para minha cidade. Como ano passado escrevi aqui no blog uma série sobre as pontes da capital pernambucana(Série Pontes do Recife), a ideia foi de dar uma nova série pra cidade. É a Série Recifeando, porque Recife é mais que uma cidade, virou um verbo por aqui.

série recifeando

A série pretende traçar pequenos roteiros para você conhecer melhor alguns recantos da cidade. Os lugares nem sempre são os mais badalados, mas reservam ótimas surpresas para quem quer mergulhar na cidade, suas histórias, seus encantos.

Então, bora curtir Recife e ‘recifear’, meu povo. Para estrear a série comemorativa do aniversário de Recife vamos pro nosso mini roteiro Praça da República.

 

A Praça da República

A Praça da República, que fica no bairro de Santo Antônio, é um dos cantinhos mais poderosos de Recife. Pertinho dali está a Ponte Princesa Isabel sobre a qual já falamos e mais um conjunto de imponentes, luxuosos e poderosos prédios de Recife. Vamos conhecê-la?

A Praça da República em si já vale uma visita. Tem baobás, estátua de Maurício de Nassau, fonte… O seu entorno é igualmente especial: vários prédios bem bonitos e que tiveram e ainda hoje tem grande relevância principalmente porque a maioria deles está em uso.

Teatro de Santa Isabel

teatro santa isabel

A fachada do teatro Santa Isabel. Lindo, não é? Foto: naViagemcomCamila.

O Teatro é lindo por fora, mas mais ainda por dentro.  Sua arquitetura neoclássica chama atenção. O lugar é um deslumbre, gente. Começou a ser construído em 1837 e inaugurado em 1850. Fazia parte de um plano de incentivo às artes e o modelo foi pioneiro. Depois do Santa Isabel várias outras cidade brasileiras quiseram construir seus teatros. Recebeu figuras ilustres como o Dom Pedro II e vem ao longo dos anos levando cultura e diversão às pessoas. Para os que se interessaram em conhecer por dentro é possível fazer uma visita guiada ao teatro aos domingos das 14 às 17 horas. Fone para contato:  3355.3323.

Se você quiser ver a agenda de eventos no Teatro clica aqui: http://www.teatrosantaisabel.com.br/home/

Palácio do Governo (Campo das Princesas)

O Palácio tem 0 nome de Campo das Princesas porque as princesas Isabel e Leopoldina, gostaram de ficam brincando nos jardins do palácio em uma visita que a família real fez à Recife. Os jardins internos do palácio foram redesenhados posteriormente por Burle Max. O nome ficou fofo, né?

palácio governo recife

O Palácio do Governo em cujo jardim as princesas brincavam e acabou ganhando o apelido de ‘Campo das Princesas’. Foto: naViagemcomCamila.

Ele é a sede do governo do estado e como falei: mais um prédio ativo hoje em dia. Isso tem um lado bom: ele não é só belo, tem serventia. Mas também tem um ruim: não se pode visitá-lo toda hora. Há visitas (atenção para a palavrinha mágica) grátis guiadas, mas só nos fins de semana, em horários mais restritos, e há áreas que não se pode acessa, afinal o Governador mora lá!

Atualmente o Palácio está em reforma, então não sei como andam as visitas guiadas por causa das obras. Mas de qualquer forma dê uma espiada nele. O bichinho estará bem em frente à Praça.

Forvm (Palácio da Justiça)

palácio justiça recife

O Palácio da Justiça ou o antigo F[orvm da cidade. Foto: naViagemcomCamila.

O Palácio da Justiça começa na Praça da República e segue por uma rua bem famosa e importante, sobre a qual falarei dentro em breve na série – a Rua do Imperador. No topo do prédio tem umas estátuas lindíssimas, mas tem de olhar um pouco de longe para poder vê-las lá do alto. Fico pensando que, se fosse liberada a visita ao topo do palácio, a vista lá de cima da Praça e dos prédios ao redor deve ser maravilhosa.

O lugar onde ele foi construído já abrigou o Palácio de Friburgo ou Palácio das Torres. Esse era o palácio de onde Maurício de Nassau despachava na época da invasão holandesa. Foi destruído quando os portugueses retomaram a Província e depois foi construído, já no século XIX o Palácio da Justiça.

O ‘Forvm’ também está em uso até hoje. Agora lá funciona o Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco. O fórum da cidade fica num prédio mais moderno e recente distante dali.

forvm recife

As colunas do Forvm do tempo em que fórum se escrevia com ‘V’. Foto: naViagemcomCamila.

Liceu de Belas Artes

liceu de artes recife

O belo prédio do Liceu. Foto: naViagemcomCamila.

O liceu é o único prédio que não abriga nenhum órgão de governo atualmente. É tão belo (e nem tão conservado) quanto os outros. O prédio é de 1880 e atualmente é de propriedade particular de uma universidade.  Não fica bem em frente à praça, mas mais de lado, em frente à uma das laterais do Teatro Santa Isabel.

Li que a escada da foto não estava no projeto original, foi construída depois. Meu amigo maçom também espiou a foto e disse que esse prédio deve ter algum relação com a maçonaria porque tem o símbolo deles lá no alto. Enfim, esse prédio, para mim, é envolto em mistérios.

Que acharam da nossa voltinha pela Praça da República? Contem pra mim nos comentários, vou adorar saber as impressões de vocês.

Próxima semana tem mais Série Recifeando.

Até lá, meu povo!!!

Anúncios

8 Respostas para “Recifeando – A Praça da República.

  1. Pingback: Roteiro de carro pelo Nordeste. | naViagemcomCamila·

  2. Pingback: Recifeando – Apipucos | naViagemcomCamila·

  3. Pingback: Recifeando – A Jaqueira. | naViagemcomCamila·

  4. Pingback: Recifeando – A Rua do Imperador. | naViagemcomCamila·

Que tal deixar sua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s