Igarassu

Era uma vez um pedaço de paraíso chamado Iguarassú  habitado pelos índios caetés. Lá eles viviam sob a sombra dos coqueiros bem felizes até Duarte Coelho chegar lá e reclamar a Capitania Hereditária dada pela Coroa Portuguesa. O rapaz chegou, ergueu uma vila e… Muuuitos muuitos anos depois a cidade com nome de “canoa grande” resiste ao tempo e encanta quem vai lá ver seus sítio histórico.

A cidade que fica a 28 km do centro de Recife guarda relíquias do tempo das Capitanias Hereditárias e vai além – tem uma paisagem de tirar o fôlego.  Tá perdendo tempo se ainda não conhece a cidade que é monumento público de Pernambuco. Vem cá que vou te mostrar o que a “canoa grande” tem!

marco divisa capitanias

O marco que dividia as Capitanias Hereditárias (aquelas das aulas de história, lembra?) de Pernambuco e Itamaracá. Foto: naViagemcomCamila.

Igarassu tem um centro histórico bem preservado composto de 10 prédios variados que contam um pouco da vida na época colonial. De convento à marco de divisão das capitanias Hereditárias, o que impressiona é essa a variedade de monumentos com funções diversas no conjunto arquitetônico. Parece que a gente se teletransportou para 1500 e alguma coisa e está numa cidade viva!

casario colorido igarassu

As casinhas preservadas encantam com seu colorido os visitantes. Foto: naViagemcomCamila.

Vou mostrar para vocês alguns desses prédios lindinhos que fazem a gente se sentir na nossa casa, na nossa rua, na nossa cidadezinha.

Igreja de Santos Cosme e Damião.

Essa igreja é de 1535. O que ela tem de especial? Ela é a primeira igreja católica do Brasil. Claro que é uma igreja super rústica, com os santos irmãos ornando a entrada dela, e não tem todo aquele ouro e rebuscamento das igrejas barrocas. Meu amigo historiador que sempre me dá dicas contou que há algumas peças de arte sacra lá dentro, mas elas não são da edificação original e sim do mosteiro de Olinda, emprestadas à igrejinha.

igreja santos cosme&damião

Fotos: naViagemcomCamila

Dica: se quiser ver a igreja por dentro tem de ir durante a semana ou domingo pela manhã segundo informações dos moradores das redondezas. Eu mesma não consegui vê-la por dentro.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

No pátio em frente à igrejinha que é a estrela de Igarassu está uma outra, bem mais imponente. Ela é imensa e  chama mais atenção do visitante, mas nada supera a simplicidade e título de igreja católica mais antiga do Brasil da Igreja dos Santos. Já entreguei meu favoritismo pela igrejinha dos Santos, né?

igreja nossa senhora conceição

A igreja que fica bem ao lado da dos Santos é bem mais imponente, mas não tem o ar pitoresco que sua amiguinha ali do lado tem. Foto: naViagemcomCamila.

Ok, a Nossa Senhora da Conceição tem seu valor. Ela abriga o primeiro convento da ordem de Sagrado Coração de Jesus (informação sem relevância, mas que acabei percebendo agora: eu estudei num colégio de freiras desta ordem) e começou a ser construída em 1742.

Do ladinho da igreja ficam 2 casinhas que me ganharam. Uma delas é o Museu Histórico de Igarassu, pelo qual caí de amores. Me fantasiei vivendo na vila e morando naquela casinha. Um charme! O Museu estava fechado, não tive como ver o que tem lá dentro, mas a fachada já me conquistou.

museu histórico

Eu querendo morar no prédio do museu. 😛

Sobrado do Imperador.

Nem só de prédios religiosos vive Igarassu. O simpático sobrado do imperador não me deixa mentir. Começou a ser construído em 1675 e tem uma coroa no topo do prédio, indicando provavelmente que o imperador Dom Pedro II ali passou uma noite. Muito embora o prédio tenha nome sugestivo foi construído com outros propósitos e só depois da ilustre visita ganhou o apelido de Sobrado do Imperador.

sobrado

Fotos: naViagemcomCamila

Convento de Santo Antônio.

O Convento de Santo Antônio data de 1588 e tem uma cruz na frente que respeite, viu? A danada é gigantesca, de verdade! Até tirei foto junto dela para vocês terem noção do tamanho.

convento sto antonio igarassu

O cruzeiro do convento e igreja impressionam pelo tamanho e pela paisagem que emoldura os dois. Foto: naViagemcomCamila.

O Convento foi o 3º da ordem Franciscana a ser construído no Brasil. Li que lá dentro está uma coleção de peças religiosas bem legal, mas como fui num domingo visitar, estava fechado. Bem, o que vi por fora me agradou bastante. Achei super bonita a construção e esse céuzão com os coqueiros estava ajudando a tornar tudo ali mais belo.

Inclusive o hino de Pernambuco diz “salve ó terra dos altos coqueiros“. Devem ter feito esse hino diretamente de Igarassu porque lá tem uns lindos compondo a paisagem como dá para ver nas fotos.

convento&igreja sto antonio

Fotos: naViagemcomCamila

Marco de Divisa entre as Capitanias de Itamaracá e Pernambuco e Casa de Câmara e Cadeia.

marco divisa capitanias

O marco que dividia as Capitanias Hereditárias (aquelas das aulas de história, lembra?) de Pernambuco e Itamaracá. Foto: naViagemcomCamila.

É um dos poucos existentes no Brasil. É sempre bom lembrar: o marco que lá está é uma réplica de 1900 e alguma coisa, mas ele está no exato lugar do primeiro.

Bem na frente dele se tem uma vista linda. Lááá ao fundo dá para ver o marzão. Do outro lado está a casa de Câmara e Cadeia do século XVIII. Hoje a cadeia é o prédio da Câmara de Vereadores.

mapa capitanias hereditárias

Ponte sobre o Rio Igarassu.

Igarassu tem vários outros prédios interessantes como a Igreja de São Sebastião que foi construída em 1735 em comemoração aos 200 anos da igrejinha dos Santos Cosme e Damião (só quando percebei que em 1700 e lá vai o trem eles já comemoravam 200!! anos da outra igreja me dei conta como ela é antiga!), o prédio da prefeitura etc e tal… Mas um que me chamou atenção e não está na lista top 10 foi a Ponte sobre o Rio Igarassu. Achei ela linda! Deve ser minha tara por pontes, né? (Para quem não entendeu a piada olhe aqui: Sobre a série Pontes do Recife)

Pirei na ponte! Achei ela super fofa, gente! Foto: naViagemcomCamila.

Pirei na ponte! Achei ela super fofa, gente! Foto: naViagemcomCamila.

Para mais informações sobre a cidade: http://www.igarassu.pe.gov.br/urbi/conteudo/121/Sobrado%20do%20Imperador

E aí, que acharam da Cidade da Canoa Grande? Eu me apaixonei, digo logo. Ela é tão fofa que até já serviu de cenário para filme. Lisbela e o Prisioneiro teve e algumas cenas gravadas aí. Se você não pode vir conferir tudo ao vivo veja o filme. 😉

Até a próxima, meu povo!

Anúncios

Uma resposta para “Igarassu

  1. Pingback: Roteiro de carro pelo Nordeste. | naViagemcomCamila·

Que tal deixar sua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s