Encantos de Paris: Montmartre e Sacre Coeur.

Se você associa Paris à boêmia e às artes Montmartre é o lugar onde você vai se realizar! Já a Sacre Coeur é uma igreja que fica bem no topo de Montmartre e pode ser vista de longe com umas figuras feitas numas pastilhas luminosas que são de arrepiar. Vamos nos encantar com Paris?

Montmartre

Esse nome estranho é um bairro parisiense que por muitos anos foi o reduto da boêmia. Se era o reduto da boêmia havia bêbados, filósofos, e se havia bêbados havia cabarés e adivinha em que bairro fica o mais famoso deles? É amigão, é do Moulin Rouge que estou falando e sobre qual já escrevi aqui. Ok, essa não é uma dedução lógica, mas pode se associar bêbados, filósofos, artistas e prostituição nos anos de 1800.

Hoje abriga uns cafés, galerias, lojinhas de artesanato etc e tal. O Moulin Rouge fica na parte mais baixa do bairro, mas para ver tudo que Montmartre tem a oferecer é preciso subir… subir… subir… e subir!

{{fr|Paris, Montmartre, Place du Tertre}} {{subst:DMonniaux}}

Foto: David Monniaux/Flickr

Tem até uma espécie de teleférico, o qual não experimentei, para levar os turistas que querem conhecer a Sacre Couer e Montmartre. Na verdade verdadeira eu e meu namorado nos perdemos indo para Montmartre, fizemos uma subida muito estranha, por um local que é mais íngreme que a subida que os turistas costumam fazer (mesmo os que encaram a subida à pé) e nos cansamos um monte! Descemos na estação de metrô errada, esse foi o nosso azar e aí a subida ficou mais exaustiva.

Acho que Montmartre ainda carrega algo de boêmio. Tinha loja brasileira e ainda por cima cartaz de show de olindenses! Dá pra crer??? Foto: naViagemcomCamila.

Acho que Montmartre ainda carrega algo de boêmio. Tinha loja brasileira e ainda por cima cartaz de show de olindenses! Dá pra crer??? Foto: naViagemcomCamila.

Foi legal que fomos conhecendo uns cantinhos diferentes. Quando já tínhamos subido um monte começaram as lojas, cafés, tudo muito mimoso. Inclusive acho que lá é o melhor lugar para comprar souvenirs de Paris. Eu fiquei doida pelas gravuras do Toulouse Lautrec que ilustravam os cartazes do Moulin Rouge e queria uma réplica para mim que comprei lá em Montmartre.

Antes que o amigo leitor ache que eu sou entendida de arte aviso logo que não é o caso. No filme hollywoodiano Moulin Rouge (do qual sou fã!) Toulouse é um dos personagens. Ele era anão e por isso ficou gravado na minha memória. Aí quando descobri que as propagandas do Moulin Rouge eram feitas por ele o bichinho me cativou e lá fiquei eu que nem louca em Montmartre caçando e escolhendo qual ilustração iria levar.

Sacre Coeur

Essa igreja devia ser um local de peregrinação muito tempo atrás. Tem toda  pinta de lugar que séculos antes era afastado da cidade e devia ter um mosteiro, convento ou coisa do gênero já que fica em cima de uma colina e pode ser visto bem de longe (dá para ver da Torre Eiffel). Com o crescimento da cidade deve ter se incorporado à zona urbana e quando começou a época da boêmia com poetas, cabarés e absinto rolando solto deve ter se transformado num subúrbio daqueles bem esculhambados. Hoje em dia é lugar chique e legal de se visitar. Então lá fui eu conhecer a igreja.

sacre coeur

Os cavaleiros medievais que guardam a Sacre Coeur. Foto: naViagemcomCamila.

Por fora a Sacre Coeur é imensa, tem tipo uns cavaleiros medievais (ao menos foi isso que me pareceram aqueles rapazes nos seus cavalos) no topo da igreja e eles são gigantes. Não, não é um cavalo em tamanho real no topo da igreja (senão não seria Paris, onde tudo é enooorme): é um mega cavalo, com um mega cavaleiro lááá no alto. 1 não, são 2, um em cada ponta.  A vista de Paris é bonita lá de cima, mas como fui no finzinho do inverno tinha muita névoa e um frio de rachar meu quengo (quengo = cabeça) nordestino. Resultado: não dava para ver bem a cidade e eu não aguentava ficar muito tempo ao ar livre, daí decidimos nos abrigar do frio lá dentro.

sacre coeur vista

Eu congelando do lado de fora da Sacre Coeur e a vista da sempre bela Paris. Foto: naViagemcomCamila.

Quando entrei estava tendo missa, aí fiquei tímida de tirar fotos do recinto. Esse foi o lado ruim de ter missa na hora. O lado bom é que havia umas freirinhas cantando que davam uma paz… As vozes delas ecoavam por toda a igreja, trazendo calma e tranquilidade. O lugar tem uma energia boa dentro, sabe?

Visitei a igreja no ano passado e dizia algo do tipo ‘por mais de 125 anos aqui dia e noite alguém está rezando para Deus’. Então essa energia de 125 anos de reza deve estar impregnada por lá.

Apesar de não ter fotos da parte interna adianto que, além da boa energia, a Sacre Coeur é linda por dentro. Ela tem essas pedras num tom meio acinzentado e uns painéis feitos com umas pastilhas que reluziam. As douradas brilhavam mais intensamente emoldurando os painéis. Achei aquilo lindo: no meio das paredes de pedras acinzentadas aqueles ‘vitrais’ de pastilhas formando figuras. Se você tiver um tempinho em Paris vá vê-la por dentro, fechado?

O que fica pertinho daqui, Camila?

  • Moulin Rouge e…
  • Só ele mesmo.

Para outros encantos de Paris clica aí embaixo:

Ponte Alexandre III

Notre Dame e Saint Chapelle

Praça da Bastilha

Moulin Rouge

Torre Eiffel

Les Invalides

Louvre

Place de la Concorde e Jardin Tuileries

Versailles

Champs Élysées e Arco do Triunfo

E aí, que achou do encanto de Paris de hoje? Conta lá embaixo pra gente. 😉

5 Respostas para “Encantos de Paris: Montmartre e Sacre Coeur.

  1. Pingback: Encantos de Paris: Musée D’Orsay. | naViagemcomCamila·

  2. Pingback: Encantos de Paris: Place des Vosges. | naViagemcomCamila·

  3. Pingback: La Belle Paris! | naViagemcomCamila·

Que tal deixar sua opinião?

