Por onde andei: São Francisco por Zé Alexandre Cavalcanti.

Quem é Zé?

Ghirardelli Square

Zé turistando pela Ghirardelli Square em São Francisco.

Zé Alexandre Cavalcanti é arquiteto e urbanista, e não mera coincidência desde muito cedo teve o despertar para as manifestações culturais. Arquiteto por prazer e criador por vocação e acima de tudo paixão, o rapaz passeia com a mesma naturalidade entre vernissages e feiras agropecuárias.

Zé se descreve como “um verdadeiro reflexo dos lugares por onde passei, sendo inegavelmente influenciado por minha terra natal, Recife, Brasil”.

Por onde anda?

Atualmente residente da cidade de São Francisco – CA, que já conhecia por ter passado férias com a família, agora retorna para uma temporada maior.

São Francisco por Zé

sfo

São Francisco pelas lentes de Zé.

São Francisco a um primeiro olhar é uma cidade romântica, de pessoas tranquilas e sempre solícitas. Famosa por seu Cable Car, o famoso bondinho, e sua Golden Gate Bridge, ela oferece muito mais que isso… Passear pelas amplas ruas do centro de São Francisco é sempre um aconchego; nessa área da cidade ficam localizados os grandes hotéis e as lojas mais famosas e badaladas, em sua maioria voltadas para a Union Square (super recomendado entrar na loja macys e subir até o ultimo andar que está localizado o restaurante Cheesecake Factory).

boudin sfo

Zé curtindo as delícias do Boudin.

No centro da cidade vale pegar o Cable Car (na Powell Street) e ir direto para o complexo de piers em Fisherman’s Wharf, especialmente o Pier 39, lá encontrará ótimas opções de museus, lojas de souvenirs e de comidinhas (fazer uma refeição no restaurante Boudin). O Pier está muito próximo do famoso presídio de Alcatraz (vale o passeio de barco e a visita às dependências do presídio) e para terminar a tarde seguir caminhando até a Ghirardelli Square e se deliciar com os chocolates e sorvetes produzidos lá.

.

Passeio imperdível: Golden Gate Park.

golden gate bridge

Pedalando pela Golden Gate Bridge.

Um passeio recomendado é ao Golden Gate Park onde poderá conhecer o jardim japonês, o orquidário e estufas (algo como o Central Park em NY); e ainda de quebra visitar o De Young Museum (que tem um observatório com uma vista panorâmica de toda a cidade). Ainda no complexo do parque vale conhecer a California Academy of Sciences, museu interativo aonde a criançada (e adultos) vão ao delírio pela variedade de atividades que oferece.

A grande sacada do Golden Gate Park é o aluguel de bicicletas para fazer o percurso até a Golden Gate Bridge e atravessar a ponte pedalando. O caminho é super fácil e com ciclo faixa (ponto ruim desse passeio é que vai precisar de pelo menos 4 horas para fazer o percurso de ida e volta, sem contar que é uma cidade de topografia irregular, então prepare-se para subir ladeira, mas na volta pode pegar o ferry boat e devolver a bicicleta no ponto de partida).

5 bairros de São Francisco e suas principais atrações:

  • São Francisco não é uma cidade grande por isso fácil de andar e o transporte público é bastante eficiente. Com facilidade você irá percorrer os diversos bairros, cada um tem características especiais. Para os amantes da cultura japonesa (a cidade tem uma grande população de orientais) dar uma passadinha em Japantown e almoçar no inusitado restaurante oriental Banihana, onde a comida é preparada na sua mesa em uma grande chapa e o chefe faz malabarismos com a comida antes de lhe servir.
banihana

A comida feita na frente do fregues no Banihana. Foto: Zé Alexandre.

  • Outro lugar legal para conhecer é North Beach, área bastante comercial, mas que esconde pequenos oásis como Little Italy, com ótimas opções de restaurantes italianos e Chinatown, bairros próximos que provavelmente você mudará de vizinhança sem nem perceber.
  • A cidade tem uma formação cultural peculiar e alguns lugares que não podem faltar durante as andanças são o Bairro Mission, tipicamente latino. Caminhando pelas ruas o pedestre se sentirá em uma galeria a céu aberto. Grandes murais pintados nas paredes são uma bela intervenção em um bairro de arquitetura característica e secular.
mission

Um pedacinho de Mission. Foto: Zé Alexandre.

  • O Bairro Alamo tem o Alamo Square que é um grande parque onde está situado o famoso conjunto de casas características de São Francisco. Elas têm o curioso nome de Painted Ladies
  • O Bairro Castro voltado para o público GLS, onde têm ótimas opções de cafés, happy hours e baladas.

 

Cable Car – Powell Street

Cable Car – Powell Street por Zé.

Dicas de amigo:

1. Quase todos os restaurantes da cidade oferecem happy hour que se inicia às 17h até às 20h.
2. Um lugar para badalar é a boate Infusion Lounge na Ellis Street.
3. Vale ressaltar que todos os estabelecimentos na cidade fecham às 2h.

.

Zé vai ficar em São Francisco até setembro (com possibilidade de extensão até janeiro) então se quiser acompanhar as peripécias dele por lá é só ver a conta do instagram dele: zealexandre14.

Meu agradecimento especialíssimo à Zé, meu amigo, que investiu seu tempo, dedicação e carinho nestas dicas para o naViagem. Valeu Boi! 😉

Colem no Zé que ele é sucesso, meu povo!

E se você tem dicas de São Francisco conta pra gente aí embaixo nos comentários e ajude outros leitores a se informarem sobre a cidade.

Anúncios

9 Respostas para “Por onde andei: São Francisco por Zé Alexandre Cavalcanti.

  1. Pingback: “Garota, eu vou pra Califórnia…” | naViagemcomCamila·

  2. Nossa, apesar de ter conhecido São Francisco tão rapidinho, só um final de semana, o que mais me marcou foi o fato de tudo fechar tão cedo por lá… sabe ocmo é, né ? Paulistana, quer q a cidade funcione 24 hs… rsrsrs

    Bjsss !!!

  3. De certo foi um prazer indescritível o convite para compartilhar um pouco das grandes coisas que vi estou vendo nessa cidade. Um agradecimento todo especial para minha querida amiga Berê, uma das verdadeiras surpresas de SFO.

Que tal deixar sua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s