Roteiro pela Cidade das Flores (dia 1).

Garanhuns é terra de paradoxos:

  • Está quase no sertão, mas tem temperaturas que podem chegar na casa dos 10°.
  • Rodeada pelo que de melhor pode haver no quesito culinária e música nordestina prefere fondue e jazz.

No mínimo intrigante, né? Pois venha cá que vou te mostrar essa cidade diferente.

As primeiras impressões sobre a Cidade das Flores já resumi no post de apresentação da cidade (clica aqui). Hoje é dia de passear. Montei roteiro para 2 dias tranquilinhos. Se você estiver de passagem e quiser fazer tudo em 1 dia também dá, mas não terá o mesmo charme, digo logo.

Relógio de Flores

relogio flores garanhuns

O relógio de flores dá as boas vindas aos visitantes da Suíça Pernambucana.

É o lugar mais emblemático da cidade. O relógio de flores surgiu em 1979 e é o ponto turístico de Garanhuns que enfeita de cartões postais à embalagem de chocolate para dar de souvenir da cidade. O relógio, que fica na Praça Tavares Correia, logo no início da cidade, tem os números e todo o resto feitos de flor, exceto os ponteiros. Acho que eles já imaginavam que nós turistas íamos ficar que nem bobos com o relógio e já tem o lugar certinho para tirar fotos lá no topo dele.

Ok, não tem como não comparar com o relógio de Vina del Mal, no Chile, sobre o qual falei aqui. Achei o de Vina bem maior que o de Garanhuns, mas ele fica mais distante, não tem como chegar tão pertinho quanto o de Garanhuns.

Pertinho dali fica nossa próxima parada, o Santuário Mãe Rainha.

Ah, informação importante: os pontos turísticos de Garanhuns são bem sinalizados, sem perigo de se perder. Lá colado ao relógio de flores já tem uma plaquinha indicando o caminho pro Mãe Rainha, nem se preocupe.

Santuário da Mãe Rainha Três Vezes Admirável

Esse santuário fica numa das 7 colinas de Garanhuns, a Triunfo (e não me perguntem os nomes das outras, pelamor!). Foi inaugurado em 2004 e é administrado por freiras. O lugar é bem calmo, tem um ventinho gelado, mas provavelmente se você for em dia e hora de missa ou peregrinação deve ser um bocadinho mais animado.

porta fidei garanhuns

A Porta da Fé, segundo meu namorado-guia. Foto: naViagemcomCamila.

Lá dentro tem a chamada Porta Fidei, essa capelinha da foto acima, que meu namorado jura significar Porta da Fé. Eu acreditei nele. Porta Fidei é uma capelinha bem pequena (cabe umas 20 pessoas, no máximo) e lá dentro as pessoas fazem pedidos e colocam num vaso. Por ser bem pequena é super aconchegante e também pretensiosa. Os dizeres dentro capela ‘aqui é bom estar‘ mostram o quanto o lugar se reconhece como tranquilo e aconchegante. 🙂

Destaque do lado de fora pro sino no topo da capela. Achei ele um mimo. Devia vender uma réplica da capela que eu certamente levaria só por causa do sino no topo!

No Santuário tem lojinha com artigos religiosos e lanchonete, que estava fechada no dia em que lá estivemos. Aí fiquei na dúvida se ela só abre quando tem missa, peregrinação, ou se é porque era um domingo de manhã. De qualquer forma é melhor não se garantir na lanchonete.

porta fidei interior garanhuns

Dentro da capelinha onde se faz pedidos e coloca num vaso a sensação é de aconchego. Foto: naViagemcomCamila.

Esse santuário me chamou atenção, bem como uns tantos outros pontos turísticos da cidade pela temática religiosa. Tem muitos santuários e monumentos espalhados pela cidade. O povo de lá deve ser muito religioso e desconfio eu que Garanhuns seja rota para algum centro de peregrinação como Juazeiro, porque não era incomum ver caravanas de romeiros nestes lugares de adoração.

Informações:

Telefone: (87) 3762-6748.

Horários de visitação: das 08 às 17 diariamente.

Parque Ruber Van Der Linden (Pau Pombo)

parque ruber van der linden

O Parque com nome diferente (Ruber Van Der Linden), ou simplesmente Pau Pombo. Foto: naViagemcomCamila.

O Parque é meio vertical: você tem de descer escadas e ladeiras para percorrer todo ele. Cheio de árvores, a que mais se destaca é a pitombeira, o parque, que em alguns momentos parece um bosque, tem uns cantinhos bonitos.

parque pau pombo garanhuns

Reparem na graça da construção no meio do parque. É meio coreto, mezanino, com direito a laguinho ao redor e primeiro andar para ter uma visão diferente do parque. Foto: naViagemcomCamila.

Quando você chega lááá embaixo dele há uma espécie mezanino ou coreto, não sei bem dizer, com laguinho ao redor e peixinhos, super bonitinho. Para subir no mezanino tem de estar em forma porque a escadinha é minúscula, só aceitando a visita de magros.

Quando fui lá era domingo e tinha feirinha de artesanato com bibelôs variados, crianças brincando num escorregador super íngreme (como o parque é vertical os escorregos podem ser coisa de gente grande, viu?). Dizem que na época do Festival de Inverno ( o evento anual mais badalado da cidade) o Parque fica com shows de jazz, apresentações, estandes de comidinhas…

Decepcionante só a música em pleno domingo pela manhã que tocava numa espécie de praça de alimentação pertinho do mezanino. Uma mpb velha de guerra tipo clima de barzinho e violão decadente. Nada contra mpb, mas naquele lugar, com aquele cara cantando, num domingo de manhã… Tenha dó!

Depois do Pau Pombo o lugar que vamos visitar no primeiro dia em Gus (como o pessoal de lá chama a cidade) tem rei e tudo. Mas esse pedacinho do roteiro é tão especial que fica pro próximo post.

Até lá, meu povo!

E você, já conhece Garanhuns? Tem dicas da cidade? Conta pra gente aí embaixo e ajude os amigos leitores a se informarem sobre a Cidade das Flores. 😉

Anúncios

4 Respostas para “Roteiro pela Cidade das Flores (dia 1).

  1. Pingback: Garanhuns, a cidade das flores. | naViagemcomCamila·

  2. Pingback: Onde comer em Garanhuns. | naViagemcomCamila·

  3. Pingback: Roteiro pela Cidade das Flores (dia 2) | naViagemcomCamila·

  4. Pingback: O castelo (e sonho) de João Capão. | naViagemcomCamila·

Que tal deixar sua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s