O castelo (e sonho) de João Capão.

Sabe aquelas estórias inspiradoras da vida real? Aqueles heróis que a gente encontra no cotidiano? Pois é de um desses que eu vou falar, o João Capão.

Ele mora lá em Garanhuns, a Cidade das Flores sobre a qual já falei aqui. João é um herói de seu próprio sonho: construir um castelo.

A estória de João e seu reinado ficou tão famosa que ele virou ponto turístico de Garanhuns com direito a cordel* em sua homenagem e tudo. Ouso dizer que é O ponto mais legal de se visitar em toda a cidade. Eu sugiro ele no nosso roteiro pela Cidade das Flores, no dia 1. Comecei esse roteiro nesse post aqui e você pode concluir o dia com uma chegada no Castelo do João Capão.

Então,  prepare sua melhor roupa para visitar o reinado de João.

castelo joao capao garanhuns

A entrada do castelo. Foto: naViagemcomCamila.

A estória de João Capão.

Esse era um dos lugares que eu intuitivamente achava que ia ser mais pitoresco na cidade e acertei! Meu feeling tava super certo! Meu namorado já havia ido lá, mas o castelo estava fechado e ele disse que não tinha muita graça. Eu bati o pé pra conhecer o tal do castelo e quando chegamos lá estava aberto. Entramos, conhecemos (quase) tudo, falamos com a filha de João e lá pras tantas eis que chega, (atenção pro detalhe) em sua lambreta branca (uau!!!) o próprio: João Capão.

castelo joao capao

O sonho de João Capão materializado. Foto: naViagemcomCamila.

Aí a visita que já estava interessante ficou ótima! Ele mostrou o quase que faltava do ‘tudo’ do castelo e praticamente deu entrevista para quem estava lá contando a estória do seu sonho:

Ele, quando criança sonhou com um reinado, mas ele era pobre, bem pobre, não sabia nem o que era reinado direito. Quando tinha uns 8 anos foi pela primeira vez ao cinema e eis que o filme que ele viu tinha um reinado completinho: com direito à castelo, príncipe, cavalo branco, tropas do rei etc e tal. Pronto: aquilo ali era reinado!

Ele chegou em casa e encasquetou com a ideia: construir um castelo.

Isso tudo parece um pouquinho complicado de executar para a gente que tem acesso à informação e certa condição financeira. Mas quando você pensa que João pobre tinha nem direito de sonhar, que quando contou à mãe o que era castelo ela nem entendia e era (ainda é) eletricista num interior que vive de bicos tudo ganha uma outra proporção. E ele conseguiu e continua conseguindo porque o Castelo continua em construção.

O Castelo

João desenhou o castelo do alto de seus 8 anos. E lá se vão mais de 30 anos construindo o castelo nas suas folgas com o recursos próprios.

O castelo é uma graça: tem lareira, jardim com fonte de mulher, estátuas nos (ainda inacabados) banheiros, tudo muito caprichado. Ponto alto é uma parede de tijolos aparentes com uma réplica da monalisa e uma cadeira antiga vermelha para se tirar fotos. Não tem quem não se acabe de rir quando vê o cenário.

castelo joão capão

As peripécias minhas e do meu namorado no Castelo de João. Fotos: naViagemcomCamila.

Seu sonho ficou tão famoso que as pessoas vão lá visitar o castelo. Quem chega para ver o sonho de João não precisa pagar entrada. Você dá quanto quiser. Lá dentro tem lojinha e em alguns locais do castelo é sugerido que a pessoa pague R$ 2,00 para tirar foto. Tem o local que você pode tirar foto vestido de rei ou rainha no seu trono e tem aqueles totens de rei e rainha para você se sentir ainda mais sangue azul. Todo o resto do castelo pode tirar fotos livremente.

castelo capão garanhuns

Tudo aí foi pensado por ele, desenhado por ele e feito por ele. Dá para crer? Foto: naViagemcomCamila.

Pedi para tirar foto com João e ele sempre escolhia os lugares que tinham plantas de cenário das fotos. O homem constrói castelo e só quer tirar fotos com plantas (única exceção foi a foto que eu pedi para ele fazer na sua lambreta)?! Mas eu que estivesse louca de contrariar o que Seu João dizia. Ele tirou um monte de fotos minhas e de meu namorado nos lugares que ele achava mais fotogênicos e lá íamos nós de modelos e tendo um dedo de prosa com Seu João.

joão capão

Apresento-lhe João Capão. Foto: naViagemcomCamila.

Saldo da visita: risadas, uma boa conversa e muita inspiração para a gente nunca desistir de nossos sonhos. Eles se tornam realidade!

Informações práticas:

Chegando no Castelo de João Capão:

As placas não indicam bem. Tivemos de perguntar porque, apesar de meu namorado já ter ido ao castelo, ele não lembrava o caminho direito. Mas qualquer um informa bem como chegar.

Quando ir:

Não há horário de visitação e nem telefone para contato, então acho que fica mais legal se você for durante o dia num final de semana. Meu namorado havia ido antes e não havia ninguém em casa, então ele não achou muita graça na visita. Já quando fomos e conversamos com Seu João ele adorou!

Ah, não se assuste se tiver de bater na porta e o próprio João vier atender. Não tem bilheteria, entrada, guardinha…

* Cordel é um gênero literário tipicamente nordestino. Os versos contam a vida do homem sertanejo e são sempre rimados.

E você, conhece alguma figura que o inspirou em uma viagem? Conta para a gente. 🙂

Anúncios

4 Respostas para “O castelo (e sonho) de João Capão.

  1. Faz anos que escuto sobre a construção do Castelo q a princípio parece uma dessas histórias loucas mas vc usou a palavra correta INSPIRADORA. Parabéns !

  2. Pingback: Garanhuns, a cidade das flores. | naViagemcomCamila·

  3. Pingback: Onde comer em Garanhuns. | naViagemcomCamila·

  4. Pingback: Roteiro pela Cidade das Flores (dia 2) | naViagemcomCamila·

Que tal deixar sua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s