Huummm… As comidinhas maranhenses.

símbolos do MA

Os símbolos do Maranhão: azulejos, doce de espécie e Jesus! Foto: naViagemcomCamila.

.

Charada do dia: Quem nasce em São Luís é o quê???

.

Viu só como esse Brasilzão tem uma variedade de povos, lugares, e cores e huummm… sabores?!

.

Vamos ‘comer’ o Maranhão, então porque o danado é gostoso, viu?

Lá tem arroz de cuxá que experimentei e gostei. Geralmente servido com peixe frito. Preciso advertir que não sou uma rice person (pessoa que curte arroz, numa livre tradução), portanto não sou expert no assunto, mas achei ele com um gostinho legal. É meio esverdeado, não me perguntem porquê.

arroz cuxá

O arroz de cuxá é esse verde da esquerda. O prato aqui era um peixe na telha com molho de camarão. Putz! Sem querer deixar você salivando, ams tava muuuito bom! Foto: naViagemcomCamila.

Já os doces são mais minha praia, amo de paixão. O docinho que é feito lá em Alcântara, o doce de espécie (é esse nome meio estranho mesmo), feito com coco, é uma delicinha. Lembra queijadinha, mas é beeeem mais gostoso.  Sabe aqueles pedacinhos de coco dando aquele sabor crocante? Ficou com água na boca? Pronto, é bem por aí. Apesar de ser feito em Alcântara o doce também é vendido no Mercado das Tulhas, no centro de São Luís. Em maio (quando viajei para Saint Louis, como gostei de apelidar a cidade) custava R$ 7,00 a bandeja com uns 12 lá em Alcântara.

doce de especie

O doce de espécie e atrás dele o porto da cidade onde ele é feito: Alcântara. Foto: naViagemcomCamila.

Ouvi falar bem de uma tal caranguejada, mas minha curta estadia na cidade me impediu de experimentar a iguaria. Se você provou conta para a gente. Dizem que ela habita a Praia de São Marcos, mas não tenho informações mais detalhadas sobre a danada da caranguejada.

Saint Louis é tão rica gastronomicamente falando que não é só comida típica que ela tem. Tem bebidas, baby!

Estava eu, linda e loira (mentira: tava destruída porque cheguei na cidade tardíssimo e acordei cedíssimo), esperando minha barca para ir a Alcântara quando me lembro que saí tão cedo que nem café da manhã estava sendo servido no hotel. E eu ia pegar uma barca. Ou seja: mar aberto, onda, marolas e eu, tudo junto e misturado! Mistura explosiva. Comprei um dramin para evitar o pior. Masss, da última vez que tomei dramin perdi metade de um passeio parecendo um zumbi, moooorta de sono.

Para evitar o efeito colateral do remédio eis que tenho a brilhante ideia de me alimentar. Ainda nem eram 7 da matina e a única coisa que havia era um casal vendendo bolos e café. Comprei e puxei papo. Aí eles ofereceram um suco de uma fruta: bacuri. Fiquei cabreira de comer coisas diferentes e disse que ia só experimentar. E foi assim que eu conheci o suco de bacuri.

Er… É gostosinho. Ok, na verdade verdadeira não ‘curtchi’. É algo com gosto parecido com graviola. Mas esqueçam o bacuri, açaí, cupuaçu… Embora todos estejam por lá e sejam frutas da região, quem domina ‘ax parada’ geral por lá é Jesus!

guanará jesus

O guaraná com gostinho de Maranhão. Foto: naViagemcomCamila.

Não o messias, mas o guaraná que é sucesso. O refrigerante Jesus com sabor tutti-fruti foi criado por um farmacêutico que atendia por Jesus. O refrigerante surgiu tipo coisa de avô babão que queria mimar os netinhos, pelo menos foi isso que li. Jesus ganhou tanta fama que foi comprado pela gigante Coca-Cola e nas suas embalagens hoje se vê os dizeres: o sabor de viver o Maranhão.

Esse eu adorei!!! Eu inclusive já estou tomando o meu trazido diretamente de São Luís enquanto escrevo para vocês minhas peripécias pela Cidade dos Azulejos.

bonecas do maranhão

As bonecas típicas que estão em quase todo restaurante. Apaixonei por elas! Foto: naViagemcomCamila.

Dica de amiga pobre que gosta de levar lembrancinha pros amigos e familiares:

Comprar umas bandejas de doce de espécie e um fardo de guaraná Jesus (arruma um lugarzinho na mala) e levar de souvenir pros amigos. Rende uma boa conversa enquanto você mostra suas fotos e conta as maravilhas da viagem com o gostinho do Maranhão. Quer presentinho melhor que esse pros amigos?

Em breve volto com um roteirinho legal de Saint Louis, a terra das delícias.

Ah, quem nasce em São Luís é ludovicense. (Essa eu aprendi lá, in loco!, com o casal que me vendeu bolo e café)

Para continuar curtindo o Maranhão…

São Luís

3 Respostas para “Huummm… As comidinhas maranhenses.

  1. Pingback: São Luís do Maranhão. | naViagemcomCamila·

  2. Pingback: Alcântara (Maranhão) | naViagemcomCamila·

  3. Pingback: O espetáculo dos Lençóis Maranhenses | naViagemcomCamila·

Que tal deixar sua opinião?

