Série Direitos do Turista – Hotelaria.

Sabe quando você se programa para aquela viagem de férias, ou aquela dos sonhos (ou as 2 coisas juntas!)? Tudo que você quer é curtir e relaxar viajando. Até que… Algo dá errado! O passeio que você contratou teve problemas, o voo atrasou, mala extraviou. Pronto, é o perrengue armado e lá se foi toda a felicidade da viagem.

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Pensando nisso fiz uma série de posts Direitos do Turista. Para você ficar por dentro dos seus direitos e saber como reivindicá-los. Cada post da série vai falar sobre um assunto e para estrear a série o tema é HOTELARIA.

Cancelamento de reserva.symbol-43902_640

Nos casos em que você faz uma reserva de hotel e observa que as instalações são diversas da contratada ou que não foi atendido tudo que estava especificado é possível:

  • Exigir que as condições combinadas sejam cumpridas
  • Exigir outro produto/serviço de acordo com o que foi previamente combinado
  • Cancelar a reserva com reembolso do dinheiro
  • Perdas e danos

malaMalas extraviadas

Se sua bagagem for extraviada ou danificada a responsabilidade é do hotel. Só que você tem de provar quais bens estavam na bagagem por testemunhas ou documentos, como notas fiscais.

Bens mais valiosos como jóias e dinheiro devem ser guardados no cofre do hotel e você pode exigir documento da guarda destes objetos para que possa comprovar sua existência caso haja problemas posteriores.

Overbooking

O que é?

O estabelecimento reserva mais quartos do que a capacidade do hotel.

O que fazer?

O hotel tem a obrigação de alojar você em um outro hotel ou unidade habitacional de categoria igual ou superior à que você contratou.

Danos materiais aos hóspedes

É responsabilidade do hotel qualquer dano material aos hóspedes, desde que o acidente aconteça em suas dependências. O hotel deve arcar com os custos de médico, hospital ou funeral (isola!, bate na madeira!, mas pode acontecer, né?).

Fonte: Manual do Turista Consumidor, Governo do Estado do Ceará.

Próxima semana volto com mais informações sobre seus direitos. Nosso tema será pacotes turísticos e restaurantes. Não vai perder, hein?! 🙂

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4 Respostas para “Série Direitos do Turista – Hotelaria.

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