4 passeios para fazer em Brasília.

No começo do mês meu namorado foi a Brasília resolver formalidades de um visto para França. Como ele ia “à trabalho” e eu não estava de férias fiquei em Recife com aquela invejinha branca. Conheci Brasília em 2006, tenho familiares lá e desde então que não vejo mais os ares do planalto central.

stf brasília

A pomba pousando sob o solo da capital federal no lugar que, para mim, é dos mais emblemáticos: o STF. Foto: Guilherme Chaves

Tenho que confessar que Brasília me surpreendeu. A cidade é muito diferente do que eu imaginava como cidade. A vida é de um jeito bem peculiar (eu nunca tinha visto nada parecido até então) e o clima seco não bateu muito com meu santo (morri de sono nos dias que passei lá). O que mais me deixou surpresa positivamente é a marca de Oscar Niemeyer naquela cidade. As obras dele são maravilhosas e me lembro de pensar: Meu Deus, se isso aqui hoje é moderno e diferente de tudo que tem por aí, imagina 50 anos atrás!!!

brasília

Uma das orbas de arte de Niemeyer que eu mais amo: a Catedral. Linda, linda, linda!. Foto: Guilherme Chaves.

catedral brasília

O interior da Catedral Metropolitana com seus vitrais azuis que fazem a gente achar que chegou no céu. Foto: Guilherme Chaves

A ida de meu namorado para a capital me fez lembrar daquela sensação de abestalhamento diante da catedral de Niemeyer, do Itamarati, do Palácio do Planalto, dos desenhos no tapete do Senado…. Ai, ai… Apesar dele dizer que não queria, que ia só para resolver as coisas do visto dele, descolei uns programas legais (minha memória e a internet ainda dão pro gasto) para ele fazer por lá. Vamos ver o que ele aproveitou da cidade?!

Então saindo um roteiro à jato para Brasília. Dá para fazer tudo com muita calma em 2 dias e estilo vapt-vupt em 1 dia só.

1. City Tour

O ônibus cobre os pontos turísticos mais famosos da cidade. Uma excelente opção para quem está sozinho, afinal transporte público eu, quando lá estive, achei super precário, e táxi custaria uma pequena fortuna.  O passeio sai do Brasília Shopping e da Torre de TV. Tem umas 3 paradas de 10 minutos: na frente da Catedral Metropolitana, na Praça dos 3 Poderes, Palácio da Alvorada, .

Alguns lugares que o city tour cobre:

  • Catedral Metropolitana
  • Praça dos Três Poderes
  • Palácio do Planalto
  • Ponte JK
  • Torre de TV
  • Palácio da Alvorada
  • Teatro Nacional

Achei o passeio super completo e as fotos que meu boy tirou ficaram bem legais. Deu para ele ver quase tudo em 2 horinhas. Quando fui tinha meus parentes que me levavam para passear, mas se fosse novamente certeza que pegaria esse bus.

ponte JK

A Ponte JK parece saída das águas do Lago Paranoá para abraçar a gente. Foto: Guilherme Chaves

brasília

Foto: Guilherme Chaves.

Valor: R$ 25,00

Duração: 2 horas

Para mais informações: http://www.brasiliashopping.com.br/secao/posts/um-passeio-pela-cidade

2. Memorial dos Povos Indígenas

brasília

O prédio que abriga o Memorial dos Povos Indígenas. Foto: Guilherme Chaves

Exposição fixa das histórias dos índios e suas tribos, produtos que eles confeccionam. Há exposições que mudam. Chamou atenção dele: o artesanato dos índios, especialmente as bonecas. Eu não cheguei a visitar o lugar, mas acho que deve ser interessante vê-lo.

brasília

O artesanato indígena. Achei as peças tão bonitinhas. Foto: Guilherme Chaves.

Valor: grátis! (palavrinha mágica)

Memorial JK

Meu namorado não entrou porque não quis pagar os R$10,00 e porque ficava na frente do Memorial do Índio, que era grátis. Quando eu fui entrei e me lembro de ter gostado do local. Fica de sugestão para quem quiser experimentar.

Valor: R$ 10,00

3. Visita guiada ao Congresso Nacional

Meu namorado adorou a visita e como ele foi dia de semana estava havendo sessão. Eu fui num dia que não tinha sessão, aí achei que a visita dele deve ter sido mais interessante. O que meu namorado mais gostou foi: os plenários da Câmara e do Senado, o fato de qualquer pessoa pode ter acesso às salas, de poder acompanhar o trabalho dos parlamentares.

senado brasília

Foto: Guilherme Chaves

Valor: grátis! (palavrinhas mágica)

Horário: a cada 30 minutos ente 9 e 17 horas.

Pontão

Recomendei meu namorado ir dar umas voltas lá, porque era na beira do Lago Paranoá e eu fui lá comer à noite e adorei o lugar. Ele odiou. Mas creio que tem a ver com o fato de ele ter ido no meio da tarde. Me recordo do lugar ser legal para quem vai comer e não para ir só ver a vista. Fica aqui também de sugestão.

4. Almoço com vista para o Congresso Nacional

brasília

Imagina almoçar olhando para essa belezura de prédio, hein? Foto: Guilherme Chaves.

O Restaurante Escola SENAC fica no anexo 4 da Câmara e dá uma vista privilegiada aos que estão lá comendo do Congresso Nacional. Em Brasília tudo tem um valor bastante salgado, mas o preço que meu namorado falou que pagou lá achei até razoável (para os padrões brasilienses, óbvio). Achei que foi uma boa pedida essa descoberta dele. Me matou de orgulho, me dando as dicas dos lugares da capital federal! 🙂

Valor: R$ 40,00 (valor do buffet sem bebida inclusa).

brasília

Os dizeres junto do Memorial JK. É… Brasília tem algo de encantada e enfeitiçada. Foto: Guilherme Chaves.

E aí, gostaram das dicas de Brasília que meu namorado trouxe pra gente? Se você já esteve lá corre nos comentários e conta pra mim o que achou da Cidade de Niemeyer. 

3 Respostas para “4 passeios para fazer em Brasília.

  1. hahaha confere! O transporte público aqui deixa muito a desejar e isso dificulta muito pro turista também, mas ainda assim, acho que é possível turistar por Bsb com transporte público. Falta muito investimento em turismo por aqui, poderia certamente ser mais atrativa se simplesmente tivesse estrutura para isso. O Sarah é o mesmo Parque da Cidade, que é o principal, mais central e o maior, aí existem as áreas mesmo mais frequentadas e os lugares melhores para parar, ele deve ter parado num lugar afastado mesmo aí ficou ruim.

  2. Moramos em Brasília, apesar de não ser uma cidade muito popular para o turismo, eu definitivamente acho que é interessante visitá-la. Se eu não morasse aqui certamente ia queria conhecê-la… mas moro em meio a essas obras de arte do Niemeyer 😀 faz tempo que pretendo fazer uma série de posts mostrando o que Bsb tem para fazer e ver, mas acho difícil tentar ser turista aqui kkkkk não sei o que falar! A qualquer hora eu começo essa série… os únicos posts q fiz sobre Bsb foi um no Cidade da Semana e um post sobre os principais Shoppings daqui. Gostei do seu post 🙂 fala pro seu namorado q o Pontão é bem legal para ver o pôr do sol tbm, com vista para a Ponte JK :p com mais tempo, eu visitaria o Catetinho e escolheria alguns parques tbm, tem a LBV que costumam visitar e agora tem a torre digital tbm, só q é um pouco longe do centro (esplanada)… bom, se eu for listar, não acabo mais kkk vc me lembrou que eu tenho q começar a dar uma de turista aqui tbm para tirar fotos e me atualizar para fazer os posts =)

    • Oi, Duas na Matina!!!
      É complicado a gente falar do lugar onde mora, né? Às vezes é tão comum para a gente que fica difícil saber o que dizer. Mas eu tenho achado um super exercício sair fotografando minha cidade e contando os charmes dela. BSB certamente deve ter os seus que você deve conhecer melhor que quem não é de lá.
      Ele ficou só 2 dias (e tinha as burocracias de visto que ele foi resolver) aí nem sugeri o Catetinho porque me disseram que é um pouco afastado da cidade. Confere?
      Ele foi num parque, o Sarah. Mas não gostou porque foi à pé e tinha de andar um monte pra chegar onde as pessoas ficam.:(
      E olha, concordo contigo que não deve ser fácil ser turista em Brasília. A facilidade que encontrei pro meu namorado foi esse ônibus de sightseeing. Vamos torcer pra Capital Federal investir mais nisso, ela é tão linda!
      Um abraço!

Que tal deixar sua opinião?

