Piaçabuçu e o passeio à Foz do Rio São Francisco.

Do mercado municipal para o cais da cidade dos barquinhos e das lavadeiras. Foto: naViagemcomCamila.

Do mercado municipal para o cais da cidade dos barquinhos e das lavadeiras. Foto: naViagemcomCamila.

Quer ser chique?

Regra número 1 para ser chique: imite os chiques, faça o que eles fazem! Bem simples!

“Apois” eu, que não sou besta nem nada e quero ser muito chique imito logo reis, imperadores, chefes de Estado. Sacou? 😛

Brincadeirinha! Mas que me interessei pelos Caminhos do Imperador ah, me interessei.  Aí lá vou eu na cola de Vossa Alteza, né?! Dom Pedro II, nosso querido imperador fez uma viagem ao Nordeste. O cara se largou do Rio de Janeiro e de barco veio conhecer o Rio São Francisco. Eu, linda e loira morena, também fui!

Semana passada mostrei uma das cidades pelas quais “Pedin” (olha a intimidade com o cara) deu o ar da graça – Penedo.

Pra ver tudo que vi por lá e ter uma ideia da belezura que é aquela cidade clica aqui:

Penedo, a jóia do Velho Chico.

Penedo e os Caminhos do Imperador.

Hoje nossa viagem na cola de Vossa Majestade (não sei qual o pronome de tratamento que dá para imperador, vou chutando) foi à Piaçabuçu! É isso aí: PI A ÇA BU ÇU com 2 Ç mesmo! Vamos simbora que tem vento, farol abandonado, coqueiros e água, muita água!

dunas piaçabuçu

As barracas de doce caseiro nas dunas de Piaçabuçu. Foto: naViagemcomCamila.

Passeio até a Foz do Velho Chico.

Esse passeio sai de uma cidadezinha ao lado de Penedo. Don’t worry que são uns 15 minutinhos de carro e voilá, você estará em Piaçabuçu. Segundo minha guia é a única palavra da língua portuguesa com 2 ‘ç’. Veja que guias turísticos também são cultura!

Apesar de eu, e provavelmente vocês também, não conhecer até então a cidadezinha é famosa e até já foi cenário de filme. As lavadeiras do São Francisco e seus barquinhos são suas marcas registradas.

caminhos do imperador piaçabuçu

O clima anos 20 de Piaçabuçu na sorveteria, as impressões de Dom Pedro sobre a cidade. Foto: naViagemcomCamila.

Pois bem, Piaçabuçu é a primeira cidade desses Caminhos do Imperador. E foi lá que começou o passeio de barco ate a foz do São Francis. O rio é gigantesco. Segundo Cris, nossa simpática guia do passeio, ele tem esse nome porque foi descoberto por Américo Vespúcio em 1501 no dia do santo, dia 04 de outubro.

coqueiro são francisco

Os coqueiros ao longo do rio que Dom Pedro II quis conhecer pessoalmente. Foto: naViagemcomCamila.

Pois é… Também fiz cara de OI?! quando ela falou isso. Comassim, Bial?!

Quem descobriu A América? Américo Vespúcio.

Quem descobriu O Brasil? Pedro Álvares Cabral, um cascudo não faz mal (desculpem o alesamento, não resisti à infantil piadinha).

Mas Cris sustenta que quem descobriu o rio foi Américo. Bem, se o Brasil está na América, há a possibilidade de ele ter visto o rio antes de todo mundo. Cri em Cris!

Durante nossa navegação até as dunas de Piaçabuçu a guia vai explicando que muitos rios tem delta, mas esse aqui não, porque ele só tem 1 desembocadura no mar. Portanto estamos indo conhecer a foz e não o delta do rio.

Dica de amiga: eles vendem o passeio até a foz do rio, maaas é preciso se certificar qual o tipo de barco que você vai. Se for daqueles barcos ‘pontudos’, tipo barco de pescador (esse foi o meu caso) o barco vai balançar muito e não irá chegar até o exato local em que o rio encontra o mar. Ele vai parar nas dunas de Piaçabuçu, perto do encontro do rio com o mar. Para chegar mais juntinho do local mesmo tem de ser de catamarã, que é um barco com mais estabilidade.

A guia alterna entre explicações para todo o grupo (é uma verdadeira aula de geografia) e conversas descontraídas com mais curiosidades sobre o Rio São Francisco. Ah, e tem surpresinha gostosa no passeio. Não vou contar para vocês ficarem que nem eu: positivamente surpresos. 😉

A vegetação de mangue vai dando lugar aos coqueiros e aos poucos vamos vendo as dunas de Piaçabuçu. Foto: naViagemcomCamila.

A vegetação de mangue vai dando lugar aos coqueiros e aos poucos vamos vendo as dunas de Piaçabuçu. Foto: naViagemcomCamila.

Aí tem uma hora que o barco vai se aproximando do nosso destino: as dunas de Piaçabuçu. Lá nas dunas o barco para e todos pode descer e explorar o lugar.  É possível ver dali um farol abandonado na outra margem da foz. Eu pirei no farol! Segundo Cris o farol era de um povoado, o último povoado do Saint Francis na margem sergipana. Com as construções de hidrelétricas as águas engoliram o povoado e só ficou  o farol para contar a estória. Interessante, né?!

dunas paiçabuçu

Os barquinhos ancorados nas dunas de Piaçabuçu. Bela recepção, não? Foto: naViagemcomCamila.

Dá pra comprar uns docinhos caseiros e os guias levam a gente para tirar uma foto como a de Tieta do Agreste (nem vem que você sabe sim de quem tô falando). Com canga no ar e tudo. Aí também tem surpresa na foto da Tieta. Ah gente, nem insistam! Surpresa é surpresa!

coqueiro dunas

Um solitário coqueiro nas dunas. Foto: naViagemcomCamila.

A visita guiada ainda tem um momento super educativo: os guias ensinam a gente a trepar num coqueiro. na verdade eles tiram uma foto num ângulo que faz parecer que estamos à muitos metros do chão trepados num coqueiro. Eu, super turista participativa, tirei a foto trepando no coqueiro, mas não postarei porque preciso preservar minha imagem para as gerações futuras. kakakakak

Ainda tem um tempo livre que você pode tomar banho nas lagoas, pode ir andando até o mar ou tomar banho no rio. Tipo self-service com 3 opções. Minha escolha foi o banho no rio, óbvio! Tinha de prestigiar o rio, oras!

coqueiros dunas

Uma das lagoas que se formam nas dunas de Piaçabuçu. Atrás das dunas está o oceano. Foto: naViagemcomCamila.

No final do passeio tem a opção de você almoçar num dos restaurantes na beira do rio em Piaçabuçu. O que comemos tinha essa vista maravilhosa aqui ó:

Contemplando o rio Saint Francis. Ali à minha esquerda está o barco que nos levou pro passeio. Ahhhh, como é bom relaxar com uma vista dessas.

Contemplando o rio Saint Francis. Ali à minha esquerda está o barco que nos levou pro passeio. Ahhhh, como é bom relaxar com uma vista dessas.

Informações práticas:

Passeio até a foz: R$ 35,00

Guia: contribuição individual de qualquer valor.

Não sei se varia, mas o nosso saiu umas 10 horas e voltou umas 14:30, ou seja, umas 4 horas e meia de passeio.

Gostou de conhecer a foz do rio e as dunas de Piaçabuçu? Aguardem que tem mais. Continuamos nos passos dos Caminhos do Imperador próxima semana. 

Anúncios

17 Respostas para “Piaçabuçu e o passeio à Foz do Rio São Francisco.

  1. Sou eu de novo, só para lembrar que o Américo Vespúcio era também o piloto do Cristóvão Colombo, esse sim foi quem “descobriu” a América…

  2. Olá, Camila, gostei muito das suas dicas… só queria dizer que a sua Guia, a Cris, estava certa, pois o Américo Vespúcio era o piloto da viagem de reconhecimento da costa descoberta, que aconteceu entre 1501 e 1502. Após o “descobrimento”, Cabral seguiu para as Índias, mas enviou o relato da descoberta para o Rei que mandou nova expedição, que incluía o Vespúcio. Foi ele quem relatou o batismo de vários pontos da costa brasileira, como São Sebastião do Rio de Janeiro, em homenagem ao santo do dia.

    • Oi, Helder!

      Isso depende da maré, ela influencia nos passeios, apesar de ser um rio. Eu não vi nenhum sair pela tarde. Creio que só dá para ter certeza se informando alguns dias antes para conferir como vai estar a maré.

      Um abraço!

  3. Achei muito interessante, pois quero conhecer o local. Porém, estarei com pouco tempo, já que vou de carro, saindo de Aracaju por volta das 11h e depois seguindo pra Maceió. Eles tem esse passeio com menor duração? sem o almoço quanto tempo dura?

  4. Pingback: Guia de comidas em Penedo | naViagemcomCamila·

  5. Pingback: Piranhas e a Rota do Cangaço. | naViagemcomCamila·

  6. Pingback: Piranhas dos cânions e cangaço. | naViagemcomCamila·

Que tal deixar sua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s