5 passos para tirar visto de estudante para França.

concorde natal

Cheguei em Paris em pleno Natal. Iupi!!! Foto: naViagemcomCamila.

Meu povo, tô na França! 🙂

No começo de 2013 pensei num ano sabático, a coisa não foi para frente. Achei que tinha de ser executiva rica pra fazer isso. 😛 Aí desde junho a ideia de morar fora ganhou novos contornos: Guilherme, meu ‘noivorado’ (mistura de namorado com noivo), se foi pra França ficar uns 2 anos inicialmente. O plano foi se formando na minha cabeça, não nos moldes ano sabático, mas de descobertas, de um renascer e experienciar uma vida diferente, num lugar diferente.

Aí comecei os processos de tirar visto pra morar fora. Esse post é para explicar que não é tão complicado, nem difícil quanto parece.

Primeiro de tudo (como diz o povo): essas informações são para quem vai tirar visto de estudante pra França. Se você vai trabalhar ou mesmo estudar por menos de 3 meses estas informações não são úteis para você.

Quem pode ter visto de estudante?

Primeiro: quem vai passar no máximo 3 meses na França não precisa tirar visto. Ele só é necessário para estadias superiores à 90 dias. Se você vem pra França para turistar, fica tranquilo, não precisa de todo aquele aparato que precisa pros States.

Pessoas que vão fazer mestrado/doutorado ou programa de intercâmbio na graduação.

Estudantes de francês, desde que estejam indo fazer um curso de francês com duração superior à 3 meses.

5 passos para tirar visto de estudante:

1. Fazer conta no Campus France

O Campus France é uma plataforma do governo francês para estudantes. Lá você tem uma série de informações e ela é a porta de entrada para o estudante na França.

http://www.bresil.campusfrance.org/

Você faz o cadastro lá e é bem simples. Não importa que curso você vai fazer, qual o tipo de estudos. É fundamental ter uma conta no site. Eles tem um manual que explica todo o procedimento de preenchimento, mas são basicamente 4 etapas:

– informações pessoais

– formação acadêmica

– motivações*

– candidaturas**

* Esse é o pedaço mais demorado de fazer porque você tem de escrever sua trajetória, quais os seus objetivos, o seu projeto de estudos etc e tal.

** Se você vai fazer curso de idiomas esse pedaço não precisa preencher, é só enviar os dados a sua matrícula no curso. Se você vai fazer programas de graduação ou pós-graduação é preciso se candidatar às instituições que você deseja.

Ah, no seu espaço tem uma caixa de e-mails que é sua forma de se comunicar com o Campus. Fique atento à ela.

2. Enviar documentos para São Paulo

Finalizado o preenchimento é hora de enviar toda a documentação que comprova o que você colocou lá no site pelos Correios para São Paulo.

Aí a documentação vai depender do tipo de estudos que você vai fazer, se línguas, graduação ou pós-graduação. Você envia tudo para São paulo e fica aguardando o recebimento da documentação através do Campus France.

3. Fazer pagamento da taxa Campus France.

Depois que sua documentação for recebida, é hora de pagar a taxa do Campus France. O próprio site vai acusar o recebimento e vai gerar o boleto para você pagar. Hoje custa R$ 335,00.

É preciso enviar escaneado o comprovante de pagamento (achei isso muito tosco, mas tudo bem) para o e-mail deles.

4. Agendar entrevista pré-consular.

Quando o Campus France acusa o pagamento ele libera você para entrar em contato com a instituição que fará sua entrevista pré-consular. No meu caso foi a Aliança Francesa. Não sei se é ela quem faz todo o procedimento em outros Estados.

Essa entrevista é a que realmente importa. Você terá de comparecer ao Consulado/Embaixada da França para a entrevista consular. Maaaas, lá haverá uma simples conferência de documentos e coleta de foto e digitais.

É aqui que você vai explicar o que vai fazer na França, quanto tempo quer ficar, porque escolheu a França, etc e tal… Se você vai para programas de graduação ou pós-graduação em universidades essa entrevista será em francês (pra te deixar mais tenso, né?! 😛 ).

O seu entrevistador vai conferir se o que você escreveu lá no Campus em motivações bate com o seu discurso, captou? Portanto, se prepare direitinho para essa entrevista. Na minha eu nem dei muita atenção anteriormente e acabei ficando super nervosa na hora, o que me atrapalhou um pouco, mas no final deu tudo certo. Ainda bem!

5. Agendar entrevista consular.

Agora é a formalização de tudo. Não precisa se preocupar com perguntas, entrevista… É só comparecer no horário e local marcados para entregar sua documentação, tirar uma lida foto (só que não!) e colocar suas digitais lá.

Se você mora no Rio ou em São Paulo sua entrevista provavelmente será nas capitais. Se mora no Norte ou Nordeste é pra Brasília que será direcionado.

Depois dessas etapas é só esperar seu passaporte que ficou com a Embaixada/Consulado voltar para suas mãos e fazer as malas.

E aí, achou difícil?! Veio ou está vindo pra França? Divide comigo e com a galera a sua experiência aqui embaixo nos comentários, beleza?

Até a próximaaa. 😉

34 Respostas para “5 passos para tirar visto de estudante para França.

  1. Camila, estou acompanhando o blog e vi que o Jaime mencionou que a carta convite é solicitada à prefeitura. Agora fiquei em dúvida, pois acreditei que esta poderia ser uma carta convite simples assinada pelo meu host, com a cópia do ID dele e o comprovante de residência é isso mesmo?

    • Jaime tem razão, Kariny. A carta não é uma simples carta feita e assinada pelo seu host. Tem todo o um procedimento a ser feito na prefeitura do lugar onde ele mora. Entendo pouco do procedimento, mas ele te de fazer tudo junto à prefeitura. Esse é o procedimento padrão.

  2. Parabéns pelo blog Camila! Sucesso na sua estrada!
    Vou começar a seguir o blog, quem sabe daqui um tempo não aplico um visto também, tenho uma certa paixão pela França…. ou melhor, dificil achar quem não tem né.
    Bjokas!

  3. Camila, muito obrigada por este site! Bom ter pessoas como você que compartilha das experiências vividas no exterior e assim ajuda muita gente a esclarecer dúvidas. Eu estou iniciando a papelada para tentar um visto. Tenho um namorado francês que vive em Revel e está se movimentando para que dê tudo certo, mas ainda assim me sinto completamente perdida e nesse Campus France nem sei como começar, Espero um dia poder ajudar a esclarecer dúvidas de outras pessoas e a encorajá-las como vc o faz.

    • Own, Andréiaaaa!

      Não faz assim senão eu choro (sou manteiga derretida)! 🙂 Você é uma fofa!

      Fico muito feliz que tenha te ajudado. Essas coisas de papelada eu sou super resistente, acho tudo sempre complicado e fico perdidinha. Mas você vai ver: faz cada etapa sem pensar muito na próxima. Aos poucos você pega o jeito.

      Um cheiro pra tu e à bientot!

    • Não sou Camila, mas, posso responder essa pergunta para você, assim como ela me ajudou eu posso lhe ajudar.
      Pois bem, a pouco tempo consegui o visto e vou viajar agora dia 18 de maio 2014.
      Primeiramente você tem que entrar no campus France e fazer um cadastro lá http://www.bresil.campusfrance.org/node/6023 (CRIE SEU DOSSIE) o site vai lhe dá um número, esse número será sua identificação, toda vez que você tiver uma dúvida, vai solicitar esse número, no caso, se você ligar para são Paulo, além disso também tem uma caixa de mensagem que eles costumam responder em 24 horas, feito isso, pede a seu noivo para lhe matricular, ou fazer uma pré matricula em um curso de francês superior a 6 meses, http://www.bresil.campusfrance.org/node/6673 assim você pode renovar lá mesmo , se você pedir por exemplo de 5 meses terá que voltar ou Brasil para renovar.
      Existe um catalogo no site campus France que tem todas as escolas reconhecidas, http://www.bresil.campusfrance.org/node/6581 no meu caso foi o instituto católico de Lyon (faculdade católica), feito isso pede a ele para enviar por e-mail a pré inscrição ou a matricula, e pede também para agilizar um atestado de acolhimento, que ele vai te acolher na Franca, isso é feito na prefeitura, pois esse atestado vai precisar para da entrada no seu visto na embaixada.
      Com esses documentos em mãos envia para o campus France em são Paulo, neste momento só pedem a cópia, nunca mande a original, a partir daí vai seguindo os outros passos pois são bem rápidos, só vai depender de você para agilizar.
      Os passos são; enviar os documentos, que você tem, aquele que você fez o cadastro no site campus France cpf, rg, o certificado de conclusão do ensino médio ou diploma de faculdade a sua pré inscrição da escola escolhida na França, eles têm o endereço no site. Dependendo da sua localização são de 3 à 5 dias para eles receberem a documentação (dossiê) e validar, depois você paga uma taxa de 335 reais, validando o pagamento, você marca a entrevista, a entrevista você faz na Aliança Francesa da sua cidade, fica tranquila é bem básica só vai perguntar qual o seu objetivo de estudar na França? Por que escolheu a França para estudar? Você só vai confirmar o que escreveu no site essa coisa, assim que o campus france tiver o resultado da sua entrevista, pronto os 5 passos foram compridos.
      Próxima etapa, não sei qual a sua região no meu caso foi Brasília, pois eu moro na região Nordeste, veja no site campus France, http://www.bresil.campusfrance.org/node/6675 caso você more em outra região, entra no site da embaixada francesa e marque o dia que você ira comparecer, para tirar as digitais, e entregar dos documentos, aquele que você entregou ou campus France, e lembra daquele documento de acolhimento? Que falei no começo? Ele será uns dos principais papéis para você obter o visto, além de uma quantia de 650 euro por mês, dependendo do período que você ficara esse valor é multiplicado pelo número de mês, no meu caso vou ficar 7 meses então 7 x 650=? Tem que provar se não visto negado, e também tem uma taxa de 152 reais, equivalente a 50 euro, feito isso aguarda 15 dias utes é terá à resposta.
      Espero ter ajudando qual quer dúvida estamos ai
      Obs.; Esse foi o meu procedimento pode variar de pessoa para pessoa
      *Solicitei o visto baseado no curso de francês, para universidade é quase a mesma coisa? mas, não é igual.

    • Renata,

      Boa pergunta. Não faço ideia de como é o processo. Uma pergunta inicial: é para passar mais de 3 meses que você vem? Porque a depender do tempo da sua estadia, pode ser que não seja necessário visto (nem pra você e nem pra ela).

      De qualquer forma, a melhor fonte de informações é essa aqui:
      http://www.bresil.campusfrance.org/node/6673

      Esse é o site do Campus France, todos que querem estudar na França tem de fazer a inscrição nesse site.

      Espero ter ajudado.
      Beijão!

  4. Ola! Parabens pelo site! Eu vou fazer 1 semestre da minha graduacao na Franca e as minhas aulas vao comecar em setembro desse ano. Mas eu queria ir um pouco antes (tipo umas 2 ou 3 semanas) pra turistar com uma amiga francesa antes de comecar o semestre. Porem eu fiquei sabendo que os franceses sao super rigidos em relacao a chegar na Franca na data que consta no seu “attestation” da faculdade… ou seja, eles nao aceitam que eu chegue antes dessa data… Isso é verdade? Eu posso ou nao ir um pouco antes dessa data especificada pela instituicao francesa? Muito obrigado!!

    • Bonjour, Jhony!

      Olha só, eu não sou do consulado ou embaixada pra te dar certeza, mas creio que é plenamente plausível a pessoa querer chegar uns dias antes não só pra passear, mas pra se ADAPTAR à cidade, à nova vida.

      No meu caso, eles me perguntaram quando eu queria entrar no país. Aos meus amigos brasileiros que moram aqui também foi perguntado. Eu entrei 20 dias antes do meu curso começar. Essa pergunta provavelmente te será feita na sua entrevista consular, inclusive você escreve no formulário a data que pretende viajar.

      Espero ter ajudado e Bienvenue à la France! 😉

  5. Olha eu de novo querendo a sua ajuda, desculpa já estou com vergonha.

    Estou com dúvida em relação ao comprovante da grana, esse comprovante de 600 euro será entreguei no ato da entrevista pré consulado aqui no Brasil, ou lá na França na qual abrirei uma conta bancária.
    Desde já muito obrigado

    • Na entrevista consular! Na pré você só vai “bater um papo com alguém”. Na entrevista consular (no meu caso foi em Brasília) você tem de levar extrato bancário mostrando que tem grana, Jaime.

      Aqui na França não precisa disso.

      Às ordens!

  6. Desculpa mais uma pergunta
    em relação ao seguro saúde tenho que apresentar ao consulado, ou fica a critério dele pedir ou não?
    e em quanto tempo demorou isso tudo,??
    Depois que você cumpri as 5 etapas eles lhe caminha para o consulado??
    OBRIGADO DE NOVO

    • Opa, vamos lá, mais uma:
      Seguro-saúde você faz por conta numa empresa de turismo. Quando você chega aqui você dá entrada na seguridade social, mas só depois de chegar aqui. Na Embaixada não me pediram nada em relação à isso.

      Depois das 5 etapas você aguarda sua entrevista. Compareça no dia e hora determinados no lugar que ficou designado pra você. Na entrevista ninguém vai te fazer perguntas e nem nada, é só entregar tudo, tirar uma foto, coletar as digitais. A moça vai te dizer para aguardar em média 15 dias pro seu passaporte (que vai ficar com eles) chegar até o consulado mais próximo de você.

      Nessa entrevista eles vão perguntar que data você pretende entrar no país, aí você coloca uns dias antes do seu voo pra não ter problema com esses 15 dias de prazo deles.

      Sorte pra você!

  7. LI O blog e achei maravilhoso parabéns!!
    Minha pergunta é a seguinte, estou já com a pré inscrição da faculdade católica de lyon, mas, nao foi pago o curso inteiro, e vou ficar na casa de amigo, quais são os documentos que eles podem exigir do meu amigo?
    Em relação a entrevista, ela quem vai decidi que você ganhara o visto ou não?
    Desde já muito obrigado

    • Oi, Jaime!

      Do seu amigo, creio que o que pode ser pedido é que ele vá à Prefeitura de Lyon e faça uma atestation d’hebergement. É um documento que ele atesta que vai te acolher.

      A entrevista decisiva, ao meu ver, é a primeira que você faz antes de ir ao Consulado/Embaixada. Nela é que o cara vai fazer perguntas e conferir se o que você falou tem a ver com o que você colocou no Campus France. No Consulado/Embaixada é só entrega de documentos. Se entregou tudo que pedem seu visto será concedido.

      Espero que tudo corra bem e você chegue logo em solo francês. 😉

  8. Camila,

    Muito obrigada pela ajuda, ainda bem que tem pessoas como vc por aqui para nos ajudar 🙂 porém eu fiquei com dúvida em uma coisa, no caso de residir na casa de uma família francesa que são meus amigos, todos que residem na casa precisam enviar comprovante e documento junto com a carta convite? ou só uma pessoa pode ficar responsável por isso?

    • Oi, Kariny!

      Creio que apenas a pessoa na qual o contrato de locação ou certidão de propriedade do imóvel estão no nome. Ela é quem precisa te enviar os documentos, afinal, ela é a responsável legal pelo imóvel. Quem mais mora lá não interessa muito pro consulado.

      Fico feliz de poder tirar as dúvidas (que eu sei responder). Esse período é de tantas incertezas e procedimentos. É um prazer ajudar nesse processo.
      Um beijo pra tu!

  9. OI Camila! tudo bem? Olha vi os comentários e fiquei com uma dúvida, agradeço se puder me ajudar. É referente ao curso na frança, eu paguei o primeiro semestre e o segundo irei pagar depois, a escola aceitou e me enviou o comprovante dos dois semestres, mesmo assim, será que o consulado pode pedir que eu pague o curso completo antes de ir? eu serei acolhida na casa de amigos, e tenho o dinheiro para toda a estadia, mesmo assim, vc acha que eles podem negar ou dificultar o visto?

    • Oi, Kariny!

      Vamos lá, são 2 perguntas:

      1. Sim. Eles podem pedir que você mostre comprovante de que pagou tudo. Está escrito lá isso, inclusive. Eles vão te pedir? Não sei. Acho pouco provável. Comigo não pediram e eu estava numa situação ‘pior’ que a tua: só havia pago a matrícula. Eu e mais 2 pessoas que conheço levamos apenas o comprovante de matrícula no curso e nada mais foi pedido. Você pagou já 1 semestre inteiro, tá numa situação melhor. O que acho que é fundamental é que a declaração do curso diga quanto tempo você vai estudar. A minha dizia as datas de início e término e eles me deram o visto pelo tempo certinho.

      2. Não vão negar seu visto por você ficar na casa de amigos. Eles só precisam preparar uma Carta Convite e documento de identificação deles e te enviar. Tipo: eu vim para a casa do meu noivo, que é brasileiro. Aí ele me mandou a carta convite, o visto e titre de sejour dele da França. Quanto à grana você verifica lá no site quanto é que eles pedem que você comprove por mês.

      Se você seguir os procedimentos deles, entregando toda a documentação exigida, não tem como dar erro, Kariny.
      Fica tranquila. 😉

  10. Boa noite Camila, acabei de ler seu post.

    Eu dei entrada no meu visto de estudante para o idioma, já fiz tudo e agora só espero a resposta. Meu único medo é em relação ao dinheiro que eles pedem. Você acha que meu pai me enviando todo mês 2010 reais por mês tá de boa?

    Ps. Tenho casa para ficar na França já

    • Oi, Vinicius!

      O dinheiro que o consulado pede que seja comprovado é 600, 615 euros (depende do consulado que você vai fazer entrevista). Seu pai tem de ter numa conta, poupança essa quantia vezes o tempo que você pretende ficar.

      Mas, na realidade, o que você vai precisar aqui é outra quantia. Essa quantia pode variar muito. Para te dar uma base vou fazer uma conta. Se você já tem onde ficar e os seus estudos já estão pagos (o seu curso de idioma), creio que 450 euros por mês dá para viver modestamente. Pra comer (em casa a maior parte do tempo), se locomover e uma graninha extra.

      Creio que 2000 reais dá uns 580 euros. É uma boa grana para se virar aqui, se você não tiver de pagar o curso com ela.

      Espero ter ajudado. Qualquer dúvida é só chamar. 🙂

      • Entendi, comprovei tudo o que eu podia. Mas não gasto nada com comida também, tenho familia na França, já morei 9 meses ai.

        Enfim.. Hoje faz 18 dias últeis e quase 1 mês que fui na embaixada de Brasilia, e até agr não recebi nenhuma resposta, já liguei lá e a moça disse que eu teria que esperar meu email chegar. Porque será que ainda não recebi nenhuma mensagem sendo que é necessario de 10 à 15 dias?

        • Vinícius, fica tranquilo. Se você entregou tudo nos conformes não tem erro. Com relação ao prazo acho que são 15 dias úteis. Por isso a demora.

          No meu caso eles ficaram de enviar para o consulado de Recife. A moça me mandou o e-mail dizendo que estava enviando, mas Recife não ligou dizendo: venha buscar seu passaporte que ele chegou. Eu que ficava no pé. Aconselho você a ficar enchendo o saco do lugar que vai receber seu passaporte.

          Com relação à grana, se você já tem casa, comida e roupa lavada, creio que a grana que seu pai tá te dando é mais que suficiente.

          Abraços e boa sorte!

  11. Oi Camila, vi seu blog ontem e achei show!
    Em 2015 ou 2016 penso em ir pra França estudar francês e depois começar uma faculdade lá(minha primeira).
    Você também começou curso de francês e depois passou para faculdade ?

    Abraços!

    • Oi, Guilherme!

      Meu visto é pro curso de francês, ainda não cheguei na fase de trocar para visto de estudante de mestrado/doutorado, mas o que me contam aqui é que é tranquilo. Só tem de começar todo o processo uns 4 meses antes do seu visto vencer. Não sei como é o processo para graduação, mas imagino que a questão de visto seja resolvida sem muitos problemas.

      Abraços gelados de Paris.

  12. Oi Camila!
    Descobri seu Blog hoje e achei show!
    Estou planejando ir para a França em 2015 ou 2016 pra fazer curso de língua, e quando terminar começar uma faculdade lá(a minha primeira).
    Você foi pra França pra fazer curso de língua e depois começou a fazer faculdade lá mesmo ?

    Abraços!

  13. Oi, Camila! você tirou o visto para o curso de línguas?? Eu gostaria de viajar para aperfeiçoamento da língua e ficar mais de 3 meses, claro! Mas estou receosa de como proceder para tirar o visto.

    • Oi, Aretha!

      Fica tranquila. Você precisa de uma matrícula em uma instituição reconhecida pelo Governo Francês. Lá no campus france tem a lista de todas as instituições reconhecidas. É só se matricular e preparar a documentação. O procedimento não é tão complicado. O que a pessoa que me entrevistou disse foi bem tranquilizador para mim.
      Se você apresenta toda a documentação, você consegue o visto. Essas coisas de visto tem a ver com as relações diplomáticas de cada país. Entre Brasil e França estão boas. Então não há motivo para negar se você apresenta tudo que é pedido.
      O meu visto foi inicialmente para curso de línguas e tem uma outra etapa numa universidade logo na sequência.

      Espero ter ajudado. Boa sorte! 😉

Que tal deixar sua opinião?

