Encantos de Paris: Musée D’Orsay.

A série Encantos de Paris está de volta! Pra celebrar minha volta à Cidade Luz (agora pra morar, uhuuu!) e da série fui desvendar um lugar que quis muito ir na minha primeira visitinha à Paris, mas não deu tempo.

Falando em tempo… É ele mesmo que dá todo o charme ao lugar que vamos conhecer através de seus relógios! Musée d’Orsay, aí vamos nós!

Musée d’Orsay

dorsay

O museu que era uma estação de trens tem obras de pintura, escultura, tapeçaria. Foto: naViagemcomCamila.

A origem do Museu

O local que hoje abriga as obras de arte era antes uma estação de trens. E que estação! É linda! E esse fato explica o tanto de relógios que há na estrutura. Eu contei 2 enooormes fora e 1 dentro que é uma maravilha.

Depois de desativado e quase demolido para dar lugar à um hotel, o local foi designado para ser um museu. Ainda bem! Imagina toda aquela lindeza demolida ou mesmo para alguns poucos que pudessem pagar o hotel?!

O que tem lá dentro? 

O vão central do museu arrasa com suas esculturas. Foto: naViagemcomCamila.

O vão central do museu arrasa com suas esculturas. Foto: naViagemcomCamila.

O museu é grande. Nada que se compare ao gigantesco Louvre, mas sugiro que você pegue o mapa do museu e selecione o que quer ver. Fiquei umas 3 horas lá dentro e não vi tudo. :O

Aí o que ver vai muito do gosto de cada um. Tipo: não sou A Moça que entende tudo de arte. Conheço algo, mas tô longe de ser a mulher que analisa e fica observando horas uma pintura.

Vi algumas coisas aleatórias, mas selecionei umas para ver e vou contar as que achei legais, meu top 6 atrações:

1. O relógio interno, definitvamente! É lindo!!! Tipo: muito lindo! Ele fica no vão central do museu e não precisa se esforçar para encontrá-lo. Ele vai chamar sua atenção, certamente.

dorsay relógio

O relógio que a todos encanta. Foto: naViagemcomCamila.

2. O vão central do museu com as esculturas. Achei todas muito lindas, mas tem uma de um menino cansado que babei! Já ‘caçei’ aqui na net pelo nome da escultura, ou pelo artista. E não acho! Devia ter escrito o nome dela. 😦 Mas procurem lá um menininho cansado, é ‘mignon’, como eles dizem aqui.

3. Van Gogh era holandês, mas passou um tempo na França e foi lá que desenvolveu sua inovadora técnica de pintura: essa que pinta com umas leves pinceladas. Tem todo um espaço dedicado à ele e seu famoso auto-retrato. Aí cheguei lá atrás do auto-retrato que está nos livros. Só que o que mais me chamou atenção foi outro quadro dele: noite estrelada, numa livre tradução. O quadro impressiona. É indescritível.

4. As obras de Toulouse-Lautrec. O cara era um boêmio que morava em Montmartre e gostava de viver as coisas boas da vida, digamos assim. Gosto dele não porque entenda muito de pintura, mas porque ele é um personagem do filme Moulin Rouge que existiu de verdade. As pinturas dele geralmente envolvem as dançarinas de cancan do Moulin Rouge. Achei belo!

5. A origem do mundo de Coubert. O quadro é provavelmente o nu frontal de uma vagina mais emblemático de todos os tempos. Vááárias vaginas já foram pintadas na História da Arte, mas acho que essa foi a primeira em que o quadro é SÓ e SOMENTE isso. O que me despertou para esse quadro não foi nem a pintura em si, mas o nome do quadro – A origem do Mundo. Achei o rapaz que pintou isso um cara sensacional. Tirou onda meiiiismo!

6. A vista lááá do último andar da cidade. Por sobre os relógios que ficam na parte externa do museu é possível ter uma linda vista da cidade. Saca só:

d'orsay

A vista do Orsay é o Louvrre bem ali na outra margem do rio Sena. Foto: naViagemcomCamila.

Olha que bacana as pessoas olhando lá fora de dentro do relógio. Foto: naViagemcomCamila.

Olha que bacana as pessoas olhando lá fora de dentro do relógio. Foto: naViagemcomCamila.

O que fica pertinho daqui, Camila?

  • Bem juntinho está o Louvre
  • Jardim das Tulleiries

Para ver outros encantos de Paris:

Ponte Alexandre III

Notre Dame e Saint Chapelle

Praça da Bastilha

Moulin Rouge

Torre Eiffel

Les Invalides

Louvre

Place de la Concorde e Jardin Tuileries

Versailles

Champs Élysées e Arco do Triunfo

Montmartre e Sacre Coeur

Place des Vosges

Anúncios

Que tal deixar sua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s