As gárgulas de Notre Dame e sua bela vista de Paris.

Que tal uma bela vista de Paris acompanhado de guias turísticos feiosos, simpáticos que vão ganhar seu coração?!

😉

Suba comigo no topo da Catedral do Corcunda de Notre Dame (da qual já falei aqui: Encantos de Paris – Notre Dame e Saint Chapelle) e se encante pela vista e pelos monstrinho que habitam por lá.

vista notre dame

A bela vista que o topo da Catedral reserva aos turistas. Foto: naViagemcomCamila.

notre dame

Os vitrais que colorem o interior da catedral. Foto: naViagemcomCamila.

Na primeira vez que lá estivemos, entrei na igreja, mas não tivemos tempo de fazer o tour até o topo da catedral, lá junto das gárgulas e de Quasimodo. Pra você que não tá ligando o nome à pessoa: Quasimodo é o famoso Corcunda de Notre Dame. O filme da Disney que tem Quasimodo como personagem principal é inspirado num livro.  Há fofocas que dão conta de um cara que morou no topo da catedral, mas parece ser concesso que o corcunda é um personagem de ficção, nunca existiu de verdade. Não sei se é assim no livro, mas no filme as gárgulas são as amigas de Quasi. Aí desde a infância fiquei com as danadas das gárgulas na cabeça.

Aviso aos navegantes: essa visita é feita subindo escadas. E haja escada! Não tem elevador, então se você pensava em levar alguém com dificuldade de locomoção desista! São muuuitas escadas e ela é toda em formato caracol, pra dar aquela dificultada básica. 😦

Mas, tirando esse incoveniente das escadas (no pain, no gain, baby), a vista é espetacular lá de cima! Ouso dizer que é mais bonito que lá na Torre Eiffel. Isso mesmo! Pra mim a vista mais de “pertinho” da cidade é mais bela que aquela da Torre. 

Você ver os prédios quase que no mesmo nível da sua visão e a vida da cidade acontecendo ali embaixo é fascinante. Pra não dizerem que exagerei, saca só:

vista notre dame

Lá de cima da catedral é possível reconhecer um monte de lugares emblemáticos da Cidade Luz. Foto: naViagemcomCamila.

vista fundos notre dame

A frente ou as “costas” da catedral tem uma vista de tirar o fôlego! Foto: naViagemcomCamila.

As gárgulas são um show à parte. Há vários modelos e embora elas metam um pouco de medo elas ganham a simpatia de todos porque tem expressões tão estranhas que se tornam fofinhas.

gárgula

Olha elas aí!!! Foto: naViagemcomCamila.

Gostei tanto das danadas que fui pesquisar o motivo pelo qual alguém colocava esses bichinhos tão feiosos numa igreja. Eu sabia que elas tem uma função não só estética: elas são os desaguadouros das igrejas, tipo as calhas que fazem com que a água escoe. Mas por que danado fazê-las nesse formato? Por que não anjinhos celestiais com harpas? Bem, tudo que consegui descobrir é que as tais gárgulas  não estavam lá desde a construção de Notre Dame, que começou em 1163. Digo começou porque levou 200 anos pra catedral ficar pronta. E o motivo pelo qual colocaram esses bichinhos feiosos permanece um mistério para mim. (Se alguém soube o motivo me conte, pelamor!!!)

gárgula

E voilá! A gárgula mais famosa de todas. Digaê se ela não é fofinha?! Foto: naViagemcomCamila.

Agora a junção perfeita: gárgulas amigas + vista de Paris (apaixone-se em 3… 2… 1…):

Ai, ai... Apaixonei! Foto: naViagemcomCamila.

Ai, ai… Apaixonei! Foto: naViagemcomCamila.

Informações práticas:

Entrada inteira 8,50 euros.

Tempo médio de visita: 50 minutos.

Horário de funcionamento: não achei especificado em nenhum lugar, mas sei que a última possibilidade de subir é às 17 horas.

Anúncios

3 Respostas para “As gárgulas de Notre Dame e sua bela vista de Paris.

Que tal deixar sua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s