O luxo do Petit Palais.

Sabe aquele lugar bom bonito e barato? Pronto, esse é melhor porque é bom bonito e GRÁTIS (palavrinha mágica) 😉

Impossível não se encantar com o Petit Palais, meu povo! O lugar é lindo, parece coisa de conto de fadas. A porta de entrada é um luxo só! E pensar que ele foi construído para uma exposição. Falando nelas…

petit palais

O luxo do portão de entrada do Petit Palais pra vocês. 😉 Foto: naViagemcomCamila.

O Petit Palais foi construído em 1900 ao lado do seu “irmão mais velho”, o Grand Palais. A ideia original foi de construir um espaço para um evento específico: a Exposition Universelle de 1900. Sabe aquela coisa meio despretensiosa? Fizeram concurso, escolheram o projeto do arquiteto e construíram o danado. Ficou tão lindo lindo! Fez tanto tanto sucesso! Gostaram tanto tanto!! que se tornou museu! Ele virou o xodó dos parisienses logo após sua construção.

As exposições universais e sua influência em Paris.

O que tem a ver as exposições universais e o Petit Palais? Tudo! Em 1851 tudo começou com a Inglaterra fazendo a primeira exposição universal.

O objetivo dessas exposições era mostrar ao grande público as inovações técnicas (industriais) e artísticas em plena revolução industrial. Elas funcionavam como verdadeiras vitrines da tecnologia da época. Pois bem, Londres começou a tradição e o resto da Europa foi atrás. Paris começou a fazer as suas exposições universais e, como minha teoria de que essa cidade tem mania de megalomania, começou a construir os pavilhões que abrigariam essas tais exposições. Diga-se, inclusive, que uma das primeiras era uma feira agrícola. E lá se foram mais de 20 exposições somente entre os anos 1851 e 1935.

Fonte: http://www.culture.gouv.fr/documentation/joconde/fr/decouvrir/expositions/expos_univ/expo_univ.htm

Aí, assim, isso mesmo, com o objetivo de abrigar essas tais exposições alguns dos monumentos mais emblemáticos de Paris foram se desenhando, como (não pasmem agora, por favor): Torre Eiffel, Trocadero eeee Petit Palais. :O

petit palais

O hall de entrada com todo seu glamour. Se hoje isso é A Cara da riqueza, imagina em 1900?! Foto: naViagemcomCamila.

Os lugares eram construídos pra um evento! Dá pra crer nisso? Eles tinham todo um trabalhão para um único evento que duraria uns 6 meses. E faziam cada coisa linda, convenhamos…

Como o nome da exposição é universal, cada país expõe algo que queira que o represente. Com o tempo a França começou a fazer assim: expõe as obras dos outros países e depois desmonta tudo, MENOS os seus monumentos feitos para a exposição. Não é muito louco isso? Imagina a gente construíndo um novo palácio pra exposição de 2015 e depois fica o palácio pra gente?!?!

Realmente é de tirar o chapéu o quanto esse povo valoriza arte, a inventividade, a beleza ao extremo. É louvável e invejável. Queria que a gente fosse um tiquinho assim também. Não seria massa?! 🙂

O que tem pra ver no Petit Palais?

O que mais amo nesse museu é que ele é o tipo de atração sem frescura: chapelaria pra você guardar suas coisas gratuita, entrada simples e sem muita burocracia, arquitetura linda com vitrais que parecem ter saído de um conto Disney e ainda por cima é gratuito. Bom demais, né não?!

petit palais

O jardim interno do Palais é muito lindo. Fala sério: tem algo feio por aqui?! Foto: naViagemcomCamila.

É um dos poucos museus que é gratuito e tem peças bem bonitas tanto de pintura quanto de escultura. Mas se você não for muito fã de museus, vá lá só pra ver a lindeza que são:

 O jardim interno (com um Café charmosíssimo que vale um cafezinho)
 O portal de entrada (um luuuxo só)
 O piso do Petit Palais
 A escadaria que dá para o subsolo do palácio.

petitpalais3

Reparem no piso! Foto: naViagemcomCamila.

petitpalais4

E esse corrimão de cinema?! Foto: naViagemcomCamila.

Informações práticas:

petit palais

As obras de pintura e escultura do Petit Palais. Foto: naViagemcomCamila.

Horário de funcionamento: terça a domingo de 10 às 18 horas

Como chegar: M1 e M13 – Champs Élysées Clemenceau ou RER C – Invalides.

E aí, gostaram dele? 🙂

Anúncios

Que tal deixar sua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s